Especial Harry Potter: Anos 1-5

Harry_Potter_logo

No dia 15 de Julho, chega aos cinemas de todo o mundo, a sexta aventura da série “Harry Potter”, baseada nos livros da britânica J.K. Rowling.Como eu sempre faço com blockbusters e sequências, nada melhor do que um especial relembrando os cinco filmes da série.Vamos lá.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001)

180-2006-11-23-23_54_03_2  Ano 1: Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger aos 11 anos de idade

Na trama, Harry Potter é um garoto de 11 anos que descobre ser um bruxo e ingressa em uma escola de magia.Lá, faz amizades com Rony e Hermione e descobre ser sobrevivente do ataque de um perverso bruxo das trevas: Voldemort.Em seu primeiro ano na escola, deverá proteger a misteriosa Pedra Filosofal de um seguidor de Voldemort.

Quando foi lançado nos cinemas, foi um fenômeno de bilheteria, a maior da série até agora.Porém, eu não apreciei tanto essa primeira aventura.Não é ruim, é muito boa, criativa e fiel ao livro, mas não é tratado com tanta maturidade e seriedade.Mas é o primeiro filme, é sobre apresentar os personagens e dar iniciativa a trama, que é interessante.As atuações são medianas, os efeitos visuais são péssimos, mas eu diria que a série começou com o pé direito nessa primeira aventura.

“Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002)

Harry-Potter-and-the-Chambers-of-Secrets  Mensagem pra Você: A sangreta mensagem da Câmara Secreta

Na trama, Harry começa seu segundo ano em Hogwarts, mas ele e seus amigos precisam solucionar o mistério da Câmara Secreta, um aposento secreto que abriga um monstro.A tal Câmara é aberta e o monstro está a solta na escola atacando alunos.Harry e seus amigos devem lutar para salvar a Escola e uma lembrança do passado pode ser a chave para a solução.

A segunda aventura é realmente bem melhor do que a primeira.Tem mais mistério, mais ação, toques de terror e mais humor.O filme é bem fiel ao livro, deixando uma ou duas cenas de fora, mas agrada bastante aos fãs e a quem nunca leu o livro.A trama é muito bem desenvolvida,instigante e com toques de humor, deixando o espectador preso do início ao fim dos 160 minutos de projeção.As atuações, os efeitos visuais e a direção avançaram muito do filme anterior.Brilhante.

Nota: 9,0

“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004)

harry-potter-3-04                      O Procurado: Anúncios avisam o perigo de Sirius Black

Na trama, Sirius Black é um perigoso assassino que foge da prisão.Com o alerta em todo o mundo da magia, Harry fica preocupado ao saber que a razão de sua fuga, seria paramatá-lo.Além disso, Harry deve lidar com novos professores e os dementadores.

A terceira parte da franquia consegue ser ainda melhor do que os dois filmes anteriores, colocando na jogada uma trama mais sutil, que envolve o passado dos Potter, personagens brilhantes e ameaças arrepiantes, com grande destaque para os Dementadores, guardas da prisão de Azkaban que perturbam Harry o ano todo.As atuações agora estão excelentes, dramáticas e muito convincentes, além dos ótimos efeitos visuais, cenas emocionantes e uma grande trilha sonora para temperar a aventura.É realmente um filme espetacular que apesar de não ser tão fiel ao livro, merece ser visto mais de uma vez.

“Harry Potter e o Cálice de Fogo” (2005)

harry-potter-goblet-fire  Uma noite alucinante: Harry Potter e o túmulo de Tom Riddle

Na trama, Harry é misteriosamente selecionado pelo Cálice de Fogo para participar de um perigosíssimo torneio que envolve três escolas de magia.Além disso, Voldemort prepara sua volta.

É um filme muito bom, porém, não é como seus dois antecessores.O cilma mudou, está mais sombrio e ás vezes, até de comédia romântica.E é esse o defeito do filme.Os personagens parecem estar rebeldes, ciumentos e um pouco chatos.A cena em que devem se peparar para o Baile é engraçada, mas meio fora dos padrões da série.As cenas de ação são impressionantes, assim como o perturbador e sombrio encontro de Harry com Voldemort durante o torneio, que envolve a morte de um aluno.Não é muito fiel ao livro, se fosse, seria muito melhor.As atuações e os efeitos avançam. Destaque para Ralph Fiennes como Voldemort.

“Harry Potter e a Ordem da Fênix” (2007)

dementor_dudley1  Vampiros de Almas: Harry e seu primo Duda são atacados por Dementadores na abertura do filme

Na trama, o Ministério da Magia não quer se convencer da volta de Voldemort, acusando Harry e Dumbledore de serem mentirosos.Com isso, Hogwarts recebe a agente do Ministro, Dolores Umbridge, que vai garantir a Harry e seus amigos, um péssimo ano, levando-os à rebelião.

A mais sombria e a mais madura aventura até aqui, é sem dúvida a melhor de todas.A trama é um suspense fantasioso, que envolve sociedades secretas, mentiras, chantagem e até mesmo corrupção envolvendo o Ministério e a Escola.Da brilhante cena de abertura do ataque de dementadores, até a espetacular batalha no Ministério, o filme é um espetáculo de atuações, efeitos visuais, fotografia e emoção.É uma aventura diferente, que se mantem sombria e instigante a cada minuto.Filme excelente.

Bom, esse foi o especial, não deixe de conferir no dia 15, a crítica do sexto filme da série: “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Até lá.

Anúncios

2 Respostas to “Especial Harry Potter: Anos 1-5”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: