| Inimigos Públicos | Mais um filmaço de Michael Mann

Otimo

Public-Enemies  Meu nome não é Johnny: Depp encarna com perfeição o notório John Dillinger

Michael Mann é aquele tipo de diretor que sempre faz filmes de ação, mas seus filmes são sempre os mais inteligentes do gênero, tentando captar o lado mais psicológico. Com seu novo filme, ele entra no gênero de gangsters ao retratar os roubos de John Dillinger. Como sempre, o filme têm cenas de ação realistas, atuações excelentes, roteiro brilhante e direção de mestre.

Na trama, o mais notório criminoso da América, John Dillinger faz diversos roubos pelo país. No caminho, é perseguido pelo agente do FBI Melvin Purvis e se apaixona pela garçonete Billie Frechette.

Absolutamente fantástico, Inimigos Públicos é uma inteligente saga de guerra ao crime organizado, e o diretor Michael Mann capta suas imagens de maneira quase documental, de ângulos criativos e traz uma grande fidelidade aos fatos. A fotografia do filme é impecável.

Johnny Depp no papel principal está, como sempre, perfeito e genial, conseguindo transmitir para o espectador tudo o que Dillinger deve ter sido: um gênio do crime, que entrava e saía de diversas prisões. Christian Bale como Melvin Purvis também impressiona, mas eu achei Marion Cottilard no papel de Billie Frechette o grande destaque coadjuvante. Alguns cenários também foram retratados muito bem, o filme parece mesmo ter sido gravado em 1933.

A trama vai se desenrolando meio devagar no início, mas da metade pro fim a caçada vai ficando mais emocionante quando Purvis vai chegando mais perto de Dillinger, e Mann retrata as cenas de tiroteio com tamanha perfeição e realismo (destaque para a excelente emboscada em Winsconsin) que é impossível entediar. Não é segredo nenhum que John Dillinger tenha sido morto a tiros pelo FBI, e o filme faz questão de mostrar o último momento de vida de Dillinger e eu faço questão de avaliá-la, porque ela é filmada de uma forma espetacular. Você chega a torcer por Dillinger, mesmo que você saiba o que vai acontecer.

Resumindo, é um ótimo filme, ação e cérebro caminham juntos em uma emocionante caçada humana, brilhantemente orquestrada por Michael Mann, que nos entrega uma cena final de ficar na memória. Gênio.

Nota: 9,0

Assisti: Em DVD

Data: 10/11/09

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: