| Preciosa – Uma História de esperança | O Triunfo de Lee Daniels

  Gabourey Sidibe como Precious: Atuação poderosa e delicada

Você acha que tem problemas? Então dê uma boa olhada na vida de Clareece Precious Jones; estuprada pelo pai duas vezes, violentada pela mãe desequilibrada, obesa e analfabeta. O filme acompanha essa vida dura mostrando a jornada de Precious, que tenta superar esses problemas e ter uma vida feliz. Tenso, pesado e muito depressivo, o que pode tornar o filme desconfortável de se assistir.

Na trama, Precious é uma adolescente de 16 anos cheia de problemas sociais e familiares. Vive com sua mãe desequilibrada que a trata mal e a abusa. Para superar seus problemas, ela entra uma escola especial, onde começa a aprender a escrever e a ler.

Bem, é um filme muito bom. O diretor Lee Daniels faz um trabalho excepcional em gravar o filme com uma câmera de mão, balançando em certos momentos, e não têm medo de mostrar sequências tensas e fortes; como a cena do estupro que, apesar de não ser gráfica, é extremamente perturbadora. O roteiro é bem escrito, possui diálogos bem montados e um ritmo bem tenso, mas temos um problema: o processo de superação, com colegas e professores não apresenta nenhuma novidade e possui personagens arquétipos; como a professora determinada a ajudar, colegas que dão suporte, etc…

O elenco é sensacional. Gabourey Sidibe interpreta Precious, mantendo o mesmo estilo depressivo e delicado em boa parte do filme. Seus momentos mais dramáticos são emocionantes e suas cenas com Mo’Nique, extremamente tensas. E por falar em Mo’Nique, ela interpreta a mãe de Precious, que no início é apresentada como uma personagem fria e sem coração, mas logo, descobrimos que ela é mais uma vítima, que faz o que faz com suas razões (meio exageradas e egoístas). Mo’Nique é a favorita para o Oscar de Atriz Coadjuvante, favoritismo extremamente merecido; a atriz está excelente no papel, que é o mais difícil do filme.

Preciosa – Uma História de Esperança é um filme muito bem produzido, montado e talentosamente dirigido pelo corajoso Lee Daniels. O elenco é ótimo, mas o ritmo depressivo e tenso pode ser desconfortável para alguns.

Anúncios

3 Respostas to “| Preciosa – Uma História de esperança | O Triunfo de Lee Daniels”

  1. gostei da crítica.

    -> filme incrível !

  2. gostei da crítica

    ~> filme incrível !

  3. […] Preciosa tem como principal acerto, mostrar sem medo ou pudores, os abusos que a protagonista sofre de seus pais. Cheio de drama e tensão, o filme é muito bom, mas seu clima depressivo e forte, pode se tornar muito desconfortável de se assistir. O elenco se sai muito melhor, e acho que é por esse fator que o filme deva ser lembrado. Crítica Completa. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: