| Homem de Ferro 2 | Os tubarões começaram a chegar

3.0

  Metal Gear: O Homem-de-Ferro retorna em um filme mais maduro

Em uma das mais bem escritas sequências de Homem de Ferro 2, o protagonista Tony Stark tem um diálogo com o ameaçador Ivan Vanko. “Haverá sangue nas águas, e os tubarões virão” diz o russo. A frase pode ser aplicada para o filme, mas especialmente ao Batman de Christopher Nolan. O Cavaleiro das Trevas foi a gota de sangue que mudou o gênero e a sequência explosiva do sucesso de 2008 é um dos muitos tubarões a chegar.

Na trama, seis meses se passaram desde a revelação pública de que Tony Stark é o Homem de Ferro e este sofre com a pressão do governo americano e com a ameaça de um velho inimigo.

Muita coisa mudou do primeiro para o segundo filme. Eu diria que o número dois foi um pouco decepcionante, não ruim, mas inferior ao seu antecessor, que tinha muito mais emoção e uma simplicidade muito eficiente em seu roteiro. Justin Theroux, que assina o roteiro da continuação, sabe escrever, mas não sabe encontrar tanto espaço para uma quantidade absurda de personagens, tampouco desenvolvê-los de maneira consciente. Sendo este um blockbuster, pode esperar cenas de ação espetaculares e melhores do que do primeiro, apesar de a sequência possuir uma quantidade menor de pancadaria, dando atenção especial à seus personagens.

A trama é de uma maturidade impressionante, principalmente para o caso do narcisista Tony Stark, que Robert Downey Jr. continua encarnando com talento e carisma, que sofre com a ameaça do russo Ivan Danko, caricatura russa de Mickey Rourke e também do vendedor de armas rival, Justin Hammer, interpretado magistralmente pelo ótimo Sam Rockwell. Além de inimigos letais, Stark tem problemas de coração, políticos, com Nick Fury, que cada vez mais da pistas sobre o vindouro filme dos Vingadores (fique depois dos créditos), seu amigo Jim Rhodes (que agora é interpretado pelo ótimo Don Cheadle), que veste a armadura do Máquina de Combate. E não poderia faltar Scarlett Johanssom, estonteante como a Viúva Negra, que rende ótimas cenas de luta, mas é narrativamente descartável.

Homem de Ferro 2 pode não ser tão bom quanto seu antecessor, mas possui quantidades excessivas de humor, ótimos efeitos visuais, atuações eficientes e uma trama bem madura. E que venha Os Vingadores.

Anúncios

5 Respostas to “| Homem de Ferro 2 | Os tubarões começaram a chegar”

  1. […] o filme, mas especialmente ao Batman de Christopher Nolan. O Cavaleiro das Trevas foi a gota . Continuar a Ler » « A Torre Negra mudou de mãos Os comentários estão abertos, mas os pings não são […]

  2. […] trama continua os eventos mostrados em Homem-de-Ferro 2, O Incrível Hulk, Thor e Capitão América – O Primeiro Vingador, tendo ponto de partida […]

  3. […] pra citar casos menos graves, não vem nem começar a falar de Homem de Ferro 2, que conseguiu transformar o sério problema de alcoolismo de Tony Stark em uma piada idiota, ou os […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: