| Atividade Paranormal 2 | Casa Grande, susto grande

3.5

Começo minha análise sobre Atividade Paranormal 2 deixando bem claro o quanto o primeiro foi superestimado; foi aclamado como um dos maiores terrores da década, entre outros exageros. Agora, sua sequência aprimora em quase tudo os elementos do anterior, provendo muitos sustos e uma trama melhor.

Mas na verdade, o filme é mais um prequel do que uma sequência; acompanhamos eventos anteriores ao primeiro filme e recebemos algumas explicações. Quem encara a presença indesejada dessa vez é uma família (pai, filha, madrasta, bebê e um cachorro); diferente do primeiro, é  muito mais fácil se apegar à esses personagens do que ao casal Katie e Micah. Resultado de um bom roteiro que equilibra bem o terror e alguns diálogos divertidos (às vezes alegres demais, quase artificiais), a maioria deles do pai cético.

E enquanto no primeiro filme os eventos paranormais não parecem ter um rumo especificado, a sequência apresenta uma justificativa favorável para tudo o que acontece, sempre mantendo o sobrenatural presente, claro. Se no primeiro a vítima era Katie, quem sofre agora é o bebê Hunter (por ironia, um exemplo ao pé-da-letra de “os pais pecam, os filhos pagam”).

Estruturalmente, é um grande avanço. Dessa vez, temos cerca de 6 câmeras instaladas em diversos cantos da casa (em alguns momentos você vai se sentir como um porteiro), o que é uma estratégia muito eficiente do diretor para provocar e ansiar o espectador e o caprichado trabalho de montagem faz questão de nunca mudar a sequência dos cômodos da casa; você sabe o lugar, mas é sempre uma surpresa (ou melhor, um susto) o que vai acontecer. É também uma maneira elegante de preparar o terreno para o clímax (que me lembrou [Rec]).

Apesar de algumas falhas (alguns diálogos muito artificiais), Atividade Paranormal 2 pode ser classificada como aquele tipo de continuação que justifica sua existência e aprimora o que deve ser aprimorado; de sustos mais inesperados até um roteiro melhor elaborado, que deixa as portas abertas para um terceiro filme.

Anúncios

4 Respostas to “| Atividade Paranormal 2 | Casa Grande, susto grande”

  1. Isso é verdade ou mentira?

  2. dfgdfghfgh Says:

    Esse filme é baseado em fatos reais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: