Análise Blu-ray: AVATAR

Avatar – Edição Estendida de Colecionador

Disco 1

O Filme

imagem de blu-ray.com

Ver Avatar em Blu-ray só ajuda a confirmar a estonteante beleza visual do filme, que fica ainda melhor. O filme em si é ótimo também, simples e muito agradável; um dos melhores de 2009 e aquele que pode vir a se tornar o Star Wars da nossa geração. Crítica

Cenas Excluídas/adicionais/inacabadas (esta última no disco 2)


Abertura alternativa mostra a Terra futurista

O CD 1 apresenta 3 versões do filme: a original, a do Relançamento (com 8 min. a mais) e a da edição de colecionador (com 16 min. a mais). A maioria das cenas é descartável, servindo apenas para mostrar um pouco mais da fauna e flora alienígena de Pandora. Entretanto, vale a abertura alternativa, que mostra o planeta Terra futurista e a visita de Jake e Grace à antiga escola de humana em Pandora.

Disco 2

Capturando Avatar

imagem de blu-ray.com

Dividido em 4 partes e totalizando aproximadamente 1h40min de duração, este é o making of de Avatar. Mostra detalhadamente cada etapa de filmagem, as capturas de movimentos, o inovador trabalho com câmeras 3D, o preparo dos atores – que é impressionante, Cameron fez todo mundo aprender a usar arco-e-flecha, montar cavalos, movimentos flexíveis e a complicada língua Na’vi, criada por um especialista – e o processo de efeitos visuais, que demorou quase dois anos.

Com esse completo documentário, fica mais claro o trabalho de James Cameron e seu desejo de realizar o projeto. Sua ambição e dedicação são tão grandes que ele merecia o Oscar de Melhor Diretor que perdeu para sua ex-esposa.

Mensagem de Pandora

O featurette de 20 minutos acompanha a visita de James Cameron ao Brasil, em Manaus para auxiliar no protesto contra a construção da hidrelétrica de Xingu. Muito interessante, mostra também a recepção da tribo indígena aos estrangeiros. 

Material de Produção

Totalizando cerca de 1h30min de duração, há uma lista de materiais sobre a produção de Avatar; há curtas metragens de teste, um modo de visualização da narrativa com desenhos conceituais, testes de elenco com os atores, progressão dos efeitos visuais (meu favorito), entre muitos outros. Esplêndido.

Disco 3

Desconstrução de Cena

Disponível para 3 ângulos de visualização (e também o picture in picture), você pode assistir a diversas cenas do filme em seu estágio inicial das filmagens na sala chamada Volume, o modelo digital incabado e o resultado final. Vale a pena para ver como as atuações ficaram quase inalteradas no avatar digital.

Curtas de Produção

Basicamente, é o making of do disco 2, só que muito mais extenso e dividido em categorias, – o que o torna mais eficiente do que ver o material inteiro de uma vez só – mostrando diferentes etapas da produção, como o design de criaturas, armamentos, língua dos na’vi, figurino, montagem, som (que trabalho) e a trilha sonora.

Arquivos de Avatar

imagem de blu-ray.com

Aqui temos muitas galerias. Mesmo. Divididas em quase 20 categorias, elas exploram as artes conceituais de criaturas, ambientes, flora alienígena, armamentos, entre muitos outros… Há também duas versões do roteiro disponíveis para leitura (sim, inteiros), letras de músicas na’vi, uma “pandorapedia” com 449 slides detalhando tudo sobre os diversos elementos do filme, dicionário inglês-na’vi (boa sorte) e, por fim, dois trailers de divulgação. Não poderia ser mais completo.

Nota Geral:

Não tenho dúvida de que esse é um dos melhores Blu-ray que já vi. A imagem continua espetacular, mas a quantidade de extras é absurda, material completo e informativo. Investimento obrigatório para qualquer colecionador.

Preço: R$ 99,90

Anúncios

Uma resposta to “Análise Blu-ray: AVATAR”

  1. cara, realmente blu ray veio pra ficar, com essas imagens já dá pra perceber um pouco desse futuro brilhante q eh o blu ray, bravo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: