| Atração Perigosa | Bom thriller de assalto à banco


Demolidor e Arqueiro Verde: O diretor/ator e o ator indicado ao Oscar 2011

Raramente o ator Ben Affleck assume o cargo de diretor. Não me vem a mente nenhuma ocasião, a não ser este Atração Perigosa (tradução horrorosa, horrorosa), um bom thriller de assalto à banco que parece tentar reviver o estilo de obras como Dia de Cão ou Fogo contra Fogo. Nem chega perto, mas é uma boa tentativa.

O filme é centrado no bairro de Charlestown, em Boston e em uma quadrilha especialista em assaltar bancos e carros-forte. Um de seus integrantes, Doug (Ben Affleck), começa uma relação com uma refém de um crime anterior (Rebbeca Hall), para desgosto e medo de seu amigo James (Jeremy Renner).

Atuando e dirigindo ao mesmo tempo, Affleck aparenta ter controle sob a situação. Alías, tanto controle, tanta precisão que ele acaba por não apresentar nenhum tipo de identidade visual, nenhum enquadramento memorável ou criatividade. Não é um trabalho ruim, mas não impressiona como deveria, nem mesmo nas cenas de ação – que são tensas, mas pouco originais. Há também um sério problema narrativo: o desequilíbrio entre as tramas paralelas.

A trama sobre Doug e a caixa Claire até funciona no primeiro ato, mas é completamente esquecida ao longo da projeção e perde força no seu papel fundamental na conclusão do longa. O roteiro tenta criar ritmo entre esse fio de história e o dos assaltos, mas não funciona tão bem.

Como ator, Affleck está bem e carismático, mas perde para seus excelentes coadjuvantes. A começar pelo indicado ao Oscar Jeremy Renner, que faz ótimo uso de seu encrenqueiro personagem; nas mãos de um ator mais “canastrão”, ele poderia ser reduzido a mero capanga, mas torna-se o centro do filme. Jon Hamm também está ótimo como o violento agente do FBI.

Ganhando mais pulso em seu terceiro ato – graças à montagem e a performance de Renner -, Atração Perigosa é um bom filme e mostra Ben Affleck fazendo um trabalho eficiente na cadeira de diretor, mesmo que não alcance sua meta desejada.

Anúncios

2 Respostas to “| Atração Perigosa | Bom thriller de assalto à banco”

  1. […] puramente mercadológica acabou contribuindo artisticamente para o longa. O roteiro de Peter Craig (Atração Perigosa) e Danny Strong (O Mordomo da Casa Branca) se concentra bastante nos personagens, mergulhando fundo […]

  2. […] assumiram que ele também poderia dirigir sua própria aventura solo, dado o sucesso dos premiados Atração Perigosa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: