| Amizade Colorida | A melhor comédia (romântica ou não) do ano


Sexo sem Amor? Justin Timberlake e Mila Kunis acertam em cheio na química

Eu confesso que comédias românticas não são meu tipo preferido de filme, mas 2011 está realmente acertando com o gênero. Primeiro com o ótimo Amor a toda Prova, agora com Amizade Colorida, dirigido por Will Gluck. Surpreendentemente, apresenta um dos roteiros mais inspirados do ano e um entrosadíssimo elenco.

Na trama (cuja semelhança com Sexo sem Compromisso, aquele com a Natalie Portman, é inevitável), os amigos Dylan e Jamie resolvem estabelecer uma relação estritamente sexual, onde emoções e compromisso não façam parte de suas vidas.

É claro que todos nós sabemos o que vai acontecer no final. Se você vê um ator e uma atriz famosos estampados em um pôster, quase sempre fica evidente qual será a conclusão daquela história. Não é difícil prever como Amizade Colorida termina, mas é um caminho tão divertido e agradável, que nem os clichês típicos de comédias românticas incomodam; os próprios são criticados ao longo da projeção.

Grande parte do acerto é mesmo pelo trabalho do diretor Will Gluck (de A Mentira) e pela qualidade do roteiro (escrito por Keith Merryman, David E. Newman e o próprio Gluck), que aposta em referências pop magníficas e diálogos que sopram frescor e originalidade, principalmente por satirizar as situações típicas de comédias românticas. E o diretor respeita o texto, como fica evidente logo na primeira cena do filme, onde é feita uma divertida mesclagem entre os protagonistas – com uma montagem excepcional – e são apresentados diálogos com velocidade no nível A Rede Social (um pouco de exagero, mas serve pra ilustrar minha opinião a respeito deles).

E, claro, impossível não reconhecer o charme do ótimo elenco. A começar com Justin Timberlake e Mila Kunis, que apresentam uma química extraordinária que eu não via há tempos; soando verdadeiros e divertidos o tempo todo, tanto no lado da amizade quanto no amoroso. Paralelamente, o impagável Woody Harrelson faz o melhor coadjuvante cômico do ano como Tommy, amigo gay assumido de Dylan, que rende alguns dos momentos mais engraçados do longa; apresentando sua homossexualidade sem julgamentos ou caricaturas.

Assim como em A Mentira, Gluck retrata muitíssimo bem o papel da família na história, aqui com a excêntrica mãe de Jamie, vivida pela hilária Patricia Clarkson  (que também estava no longa anterior de Gluck, também como a mãe da protagonista feminina!) e pelo pai de Dylan, interpretado pelo sempre competente Richard Jenkins; que mesmo sendo portador de Alzheimer, mostra-se um experiente conselheiro e um sábio homem. Notável a mensagem passada através do personagem aqui.

O diretor também exibe bastante sensualidade nas cenas de sexo entre os protagonistas que, mesmo não sendo potencialmente explícitas, são ousadas para uma comédia norte-americana mas também rendem momentos divertidos (o espirro de Timberlake, por exemplo, foi uma tirada genial). E enquanto não oferece um aprofundamento psicológico como o de Namorados para Sempre, cumpre bem o seu papel ao mostrar as complicações de uma relação “colorida”, mesmo que caia na previsibilidade já mencionada no início do texto.

Não só um honesto retrato sobre as relações, mas também um bem um atestado de amor à cidade de Nova York.  Repleto de múltiplas tomadas sobre diversas regiões de Manhattan (como o belíssimo plano de visão noturna em um prédio que Jamie chama de “montanha”) e também divertidas presenças de flashmobs na Times Square, fica bem evidente o quanto os realizadores são apaixonados pela cidade – e a fotografia de Michael Grady ajuda nesse sentido.

Inteligente e maravilhosamente executado, Amizade Colorida é a melhor comédia do ano, e sem dúvida uma memorável entrada no gênero. Mesmo que caia no clichê em alguns momentos, tem uma magistral química entre seus protagonistas.  

O que os blockbusters de 2011 falharam em entregar, as comédias românticas compensaram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: