Era um Alien ou não? | Discutindo PROMETHEUS

Após assistir a Prometheus, muitas dúvidas foram lançadas no ar e muitas explicações ficaram à mercê da imaginação do espectador. Assim como fiz com A Origem em 2010, escreverei sobre alguns pontos complexos do longa e tentarei encontrar uma explicação detalhada sobre a criação do Alien.

Obviamente, o post está INFESTADO de spoilers. Só leia se já tiver assistido o filme.

O Engenheiro


O Engenheiro da cena de abertura

Primeiramente, vamos falar sobre os Engenheiros. Vistos pela dra. Elizabeth Shaw e seu marido Charlie Holloway  como os criadores da vida na Terra, a cena inicial do filme (que traz uma bela homenagem à 2001 – Uma Odisseia no Espaço) logo confirma essa teoria quando vemos um desses seres se aproximando de uma cachoeira, em um planeta deserto, sobre o qual o diretor Ridley Scott afirma que “não seria necessariamente a Terra”, e que o objetivo da sequência seria mostrar a criação da vida.

Mas os Engenheiros já seriam vida. Dando progressão a cena, o Engenheiro bebe um líquido preto misterioso (que posteriormente descobriremos ser a substância essencial para a criação do Alien) e seu corpo começa a se corroer, tendo seus restos indo parar no fundo da mesma cachoeira. A fita de DNA do humanóide é então combinada com as moléculas de água, em uma reação conhecida como biogênese.


O Engenheiro ancião e o Sacrificador

Aí começam as dúvidas? O que esse Engenheiro fazia lá? Tinha consciência de que estava criando vida? Bem, eu interpreto que sim. A chave para essa questão fica com o androide David, quando afirma que “para se criar vida nova, um sacríficio deve ser feito”. Uma referência direta do roteiro para a cena inicial, a meu ver. Outra informação é uma imagem que caiu na rede recentemente, que mostra um momento cortado do filme, onde é possível observar um Engenheiro envelhecido. Ou seja, ele não foi deixado para trás (ao fundo, uma nave decola abruptamente durante a cena) e o idoso estaria ali por orientação, talvez.


A fita de DNA responsável pela criação da vida humana

Então, o que presenciamos aqui não é meramente a criação da vida, mas sim a criação da vida humana. Isso porque a dra. Shaw examina uma amostra de DNA humana e uma Engenheira, tendo uma equivalência total no código genético. Os Engenheiros criaram os Humanos. Mas como a própria Shaw aponta: quem criou os Engenheiros?

Fico com a resposta de Holloway: “Nunca vamos saber”.

Big things have small beginnings


Seria uma ilustração do Alien em um dos murais?

E vamos ao que todos esperavam: o Alien xenomorfo. O primeiro estágio de sua complexa formação encontra-se dentro da nave dos Engenheiros (que antes pensava-se ser uma caverna), mais precisamente na câmara com o obelisco faraônico. Centenas e até milhares de vasos estão à mostra, em uma espécie de reverência (?) ao cabeção, e é bom prestar atenção também nas ilustrações dos murais, muito parecidas com o Alien.


O líquido preto começa a vazar

A equipe da Prometheus invade o local, catalisando uma mudança na atmosfera e, por fim, o vazamento de uma substância preta (que podemos assumir ser a mesma que o Engenheiro ingere no início do filme, chegaremos a esse ponto em instantes) dos recipientes. Antes da fuga acelerada, David congela e leva consigo um dos vasos.


David analisa o recipiente alienígena

É aí que o androide resolve criar sua própria vida. Dentro do recipiente, encontra-se o líquido preto e ele resolve testá-lo com Holloway ao infectar sua bebida. Acho curioso a moralidade simples de David, que pergunta ao cientista “até onde ele iria para encontrar as respostas”, “eu faria de tudo” responde Holloway. Dessa forma, o robô não sente remorso (e também não poderia, já que é uma máquina) e pode-se até insinuar que ele não viu sua ação como prejudicial. Resumindo, David poderia até achar que estava ajudando o cientista.


Holloway sofre com a infecção

Com a substância em seu organismo, Holloway e Shaw fazem sexo e o embrião alienígena é depositado na fêmea. Ao despertar, Holloway começa a sofrer mutações em seu rosto (similares à do Engenheiro no início do filme), que acabam ocasionando em sua morte pelas mãos de Vickers.


A “cobra espacial”

Vamos falar mais sobre esse contágio. Como Charlie fora incinerado, a infecção não atingiu seu estágio final e não podemos saber o que teria acontecido com a pobre vítima. Mas talvez haja uma resposta, se nos lembrarmos de Fifield e o biólogo, membros da tripulação que se perderam durante a primeira expedição à câmara dos Engenheiros. Os dois haviam encontrado uma misteriosa “cobra” que os atacou e demonstrou uma similiaridade com o Alien: o sangue ácido.


Um infectado (e monstruoso) Fifield

Posterior ao ataque é a contaminação de Fifield pela substância preta, que eu acredito ser a mesma que David usou em Holloway (mas já que o androide usara uma dose menor, o efeito foi enfraquecido). O sujeito ataca a tripulação, mas não traz grande papel (além de mais um elemento sinistro) na trama.


A já famosa cena do parto

Voltamos para Shaw, que descobre estar grávida de um ser alienígena. Quando ela finalmente dá a luz (em uma sequência brilhantemente grotesca), vemos o primeiro facehugger, ainda que não tenha a aparência com que estamos acostumados a vê-lo. Aqui ele se parece mais com uma lula, e seu tamanho ganha proporções monstruosas posteriormente.


O sacrifício da Prometheus

O filme vai se aproximando do fim e o último Engenheiro do qual temos notícia está se preparando para decolar sua nave e atacar a Terra com a substância preta. E aí a frase de David sobre sacríficio estampa na cabeça novamente: a Prometheus então colide com o Engenheiro, destruindo ambas e, assim, salvando nosso planeta da suposta invasão. Mas essa não é a única vida que sairá ganhando com esse sacrifício…


O “filho” de Shaw atinge proporções colossais

Mesmo com a nave destruída, o Engenheiro sobrevive e persegue a dra. Shaw pelos destroços da Prometheus (mais especificamente, o módulo de escape de Vickers) e tem o azar de se encontrar com o “filho” da cientista, que o agarra violentamente e insere tentáculos dentro de sua boca. É uma ação típica do facehugger.


O Proto-Alien

E como vocês bem sabem, a última cena revela o Alien perfurando o peito do Engenheiro. Assim como seu estágio anterior, não é a criatura que estamos habituados, mas sabemos o que virá depois. Nasce o “proto-alien”, ou “Deacon” de acordo com Ridley Scott.


Simples e efetivo infográfico sobre as criaturas de Prometheus

Então agora sabemos o que vem antes do ovo:

Líquido preto + Hospedeiro humano macho + fecundação com fêmea = Nascimento da “Lula” + Hospedeiro Engenheiro (fica a dúvida se, com outra criatura, o resultado seria o mesmo) = nascimento do proto-alien.

Agora, um Prometheus 2 terá que explicar o buraco entre a fisiologia desse novo Alien e o visto em O Oitavo Passageiro, assim como o que aquele outro Engenheiro fazia no planeta do filme de 1979 (sim, Engenheiro = Space Jockey). E, claro, onde a dra. Shaw encontrará novamente nossos criadores?

Gostaram do post? Curtiram o filme? Detestaram?

Discutam!

Crítica do filme

Anúncios

226 Respostas to “Era um Alien ou não? | Discutindo PROMETHEUS”

  1. Ótima análise. Quanto mais retorno à observações e interpretações do filme (o que venho fazendo desde que o vi), mais gosto dele. E, olha, fazia tempo que um filme não gerava tanta discussão. Pretendo rever em breve.

  2. Belo post. Acho que não temos resposta alguma ainda. Podemos elaborar teorias. Ou quebrar a cara caso a continuação traga respostas. Hehe.

    Abs!

  3. Olá… se levarmos em conta apenas o conteúdo do filme (e não o que o diretor teria ou não dito sobre ele) outra interpretação seria a seguinte:

    O engenheiro inicial se sacrificando não estava criando a vida, mas sim destruindo-a em um planeta similar ao nosso. Ele transforma-se no líquido da mesma natureza do que foi posto na bebida do cientista (com um toque em sua bebida por David) que depois engravida Shaw, gerando um Facehugger.

    Eu não consigo lembrar exatamente, mas acho que o líquido utilizado não era puro, mas sim proveniente da cabeça explodida de engenheiro (honestamente não consigo lembrar). Se este for este o caso, então o que ocorre na nave é o mesmo que ocorreria no planeta do início do filme: Engenheiro + Líquido Preto = Líquido Infectante. Líquido Infectante + Macho + Fecundação = Facehugger. Facehugger + Espécie = Alien adaptado para aquela espécie.

    Talvez não um Facehugger normal, mas sim o que gerará uma Rainha Alien, vista na seqüência dirigida pelo James Cameron.

    Acredito que ele tenha se sacrificado para que os seres criados pelos engenheiros naquele planeta (que não é a Terra) bebam daquela água e depois fecundem suas fêmeas, gerando os Facehugers adaptados para aquela espécie, iniciando o processo da sua extinção.

    Além disso, se o sacrifício inicial era para gerar a vida, porque a nave estava indo embora? Não que isto não seja plausível, mas se os Engenheiros abandonavam o planeta, seria necessário que estes retornassem muito tempo depois e convivessem com os seres humanos durante um tempo para justificar os achados arqueológicos mostrados no filme. Na minha opinião eles teriam que retornar uns 2 bilhões de anos depois, já que seriam os engenheiros não só dos seres humanos, mas de todos os animais da terra, que em sua evolução culminariam como seres humanos (que tem o mesmo DNA de seus criadores).

    Mas e os seres “cobras” achados no planeta? Bom, eu acredito que este já estavam lá vindos da primeira contaminação. Talvez estes sejam os “Aliens” formados das minhocas que estavam na terra quando a câmara foi aberta. O aparelho bucal é semelhante ao de uma minhoca, assim como o corpo (tá, isto não explica o comportamento do Fitfild infectado).

    Como já era possível perceber no primeiro filme Alien, este monstro se adapta ao DNA da espécie que destrói (o buraco na barriga do Engenheiro/ era proporcional ao seu tamanho, muito maior que o gerado quando o Alien nasce de um ser humano – esta mesma idéia foi aproveitada pelo filme Alien X Predador, mesmo que este não deva ser levado em conta).
    É claro que esta teoria tenta deixar o roteiro “redondo”, o que nem sempre é feito pelos próprios roteiristas… e se este for o caso, toda esta discussão perde o sentido.

    Um abraço

    • mateus painel Says:

      Quando o engenheiro no inicio do filme toma o LP, ele Se dissolve,cai na agua e se forma um outro DNA,talvez seja na terra,mostra tbl células se dividindo formando talvez outras formas de vida ,talvez os humanos.Diria que talvez depois de dissolver na agua,se deu inicio a teoria de Darwin,evoluíram os animais e por fim os humanos.sera?

    • celio machado Says:

      Na minha opinião os engenheiros não geraram toda a vida na terra, mas sim deixaram o DNA para a criação de um ser racional ou inteligente, o Homem Sapiens. Estaria explicado assim o elo perdido entre o macaco e o ser humano inteligente. Derubaria assim a teoria de Charles Darwin sobre a evolução do homem. Eu particularmente não acredito na teoria de Darwin, mas que a vida inteligente e mesmo outras formas de vida no nosso planeta pode ter vindo de um vizinho muito mais proximo do que no filme Prometeus; mais precisamente No sistema solar de Sírio o nosso vizinho mais proximo; sem contar os indicios deixados por vários povos na antiguidade e o relato de Albert Pike, no seu livro MORALS E DOGMAS; maçon do grau 33º . Ele dá pistas preciosissimas sobre a origem da inteligencia provinda de Sírio> Acredito que possa ser um dos segredos mais bem guardados da maçonaria. Não posso dizer mais do que isso pois sou um Maçon; Mas posso lançar uma luz no fim do tunel. Não é teoria da conspiração. Acredito que Charles Darwin sabia da verdade, mas por ser um iniciado na ordem, teve que arrumar outro meio para explicar nossa evolução no planeta, pois caso contrário revelaria o maior mistério de todos os tempos,sem contar que isso poderia levar humanos ambiciosos por poder a fonte da vida na terra que ainda está “entre nós” a milhares de anos. É o maior tesouro de todos os tempos e tem o DNA de toda a vida na terra e talvez de outros mundos.

      • se vc fosse maçom, escreveria corretamente a palavra mais usada nessa “vida” secreta. albert pike era um maluco cuja única ideia era dominar o mundo controlando todos os governos, inclusive os meios de comunicação. até acreditaria nos illuminati (do qual ele dizia fazer parte), mas porr*, os caras tão aí há 300 anos e até hj nada… tá foda kkkkkkk

      • Uma visão muito interessante e bastante coerente, talvez uma das melhores visões sobre o filme,que li.
        Abraço

    • Faltou atenção sua ao ver o filme, Rafael. O líquido preto que o pesquisador toma misturado na bebida é puro, trazido por David da nave alienígena. Além disso, os ‘seres cobra’ foram gerados durante a visita dos cientistas À nave: em uma cena, fica claro, primeiro, que havia ‘minhocas’ no chão que se arrastavam depois dos passos dos cientistas… em cena posterior, as mesmas ‘minhocas’ aparecem nadando no líquido preto depois que a atmosfera interior da nave muda com a chegada dos humanos e os vasos começam a transbordar. As cobras foram geradas, na verdade, graças aos humanos.

    • há uma única coisa que eu acho que não faz sentido nos filmes… como é que no avp 1 e 2 já haviam aliens se o primeiro a nascer foi neste filme ” prometheus “… é que o avp 1 e 2 passam-se a volta dos anos entre 2000 e 2010 ( não tenho acertesa do ano) , e este é so em 2090.

      E se pensar-mos um pouco nisso no avp 1 eles descobrem que os predators já na época em que os egípcios e maias, eles ja combatiam os aliens. dai eu achar que nao faz sentido este ser o primeiro alien , e sim apenas uma nova raça de alien pq este até que era bem diferente dos outros

  4. Jean Cramer Says:

    O filme parece bastante inspirado no livro de Erich Von Danikën lançado em 1969, com o título “Eram os deuses astronautas?” onde ele e outros PHDs, teorizam a idéia de que fomos criados por alienígenas (os engenheiros do filme) para servirmos como escravos… (isso explica o salto quântico da humanidade: num momento estamos em cavernas ou caçando e logo em seguida começamos a realizar construções até hoje inexplicáveis originando-se as primeiras grandes civilizações e religiões inspiradas nos deuses (engenheiros). Depois disso, no livro, eles (engenheiros) foram embora e passados centenas de anos, eles voltaram, se agradaram das “filhas dos homens” e tomaram-nas como esposa gerando novos seres híbridos (gigantes descritos também na bíblia) dando origem aos primeiros contos míticos e heróis da antiguidade por todas as civilizações antigas, dos sumérios, egípcios, maias, incas, etc. em que todos esses, apesar de muito distantes entre si, descrevem o inicio da humanidade em suas religiões de uma forma muito parecida, inclusive a bíblia tem seu texto inicial (Genesis) com a mesma base dos escritos sumérios de mais de 6mil anos (a explicação disso pode ser porque o Genesis foi escrito por Moisés que pertencia a realeza egípcia e portanto, tinha acesso aos escritos e documentos dos egípcios que foram adaptados e originados dos escritos sumérios… isso tudo gera o principio que guia o filme, principalmente sobre o fato de usar artefatos arqueológicos desses povos antigos que mostram o lugar aonde os engenheiros estariam. Ainda bem que o filme é apenas ficção, pois nada poderíamos fazer se os engenheiros decidissem retornar de modo hostil como mostra o filme… E se não for apenas ficção?? O Suíço Danikën poderia estar certo??… talvez por isso o filme tenha sido concebido.

    • Frederico Alt Says:

      Muito legal seu comentário.

      Pode ser que os engenheiros estavam voltando pra terra, pra começar tudo de novo, né?
      Como um experimento que teria dado errado.
      Provavelmente o líquido preto era um teste dos engenheiros, em diferentes lugares, pra se ter diferentes espécies, e naquele planeta não deu certo.
      Assim concluindo que o líquido preto não era de todo bom.

      Na crença dos Sumérios, os Annunnakis teriam câmaras de combinação genética, não é?
      E assim nos criaram.
      Só não entendo a necessidade de nos destruir. E uma coisa que me tocou muito, foi o robô, afinal porque ele é uma criação tão excluída? Ele também tem buscas e no final das contas, ele vai junto com a Elizabeth.

  5. Francis gekko Says:

    Eu não sei se vc percebeu, mas tem uma cena naquela sala que tem os vasos com os liquidos pretos, em que a camera capta a pegada de um deles e aparecendo um monte de minhoca em seguida!!! considero que aquelas minhocas ao entrar em contato com o liquido, transformaram-se nas suas “cobras espacias”… o que vc acha? pois não vejo sentido em se filmar uma pegada com um monte de minhoca!!! por isso que aquelas “cobras” gostavam tanto da lama, de esconder dentro daquele líquido… eu acho que é isso!!!

  6. nao entendo, se este foi o primeiro alien, como explicar as caçadas feitas pelos predadores na antiguidade ?

  7. Boa Observaçao sobre as Minhocas. Alias temos uma hora no filme , onde Fifield é infectado quando sua cara cai no Liguido preto. Ele fica todo deformado e agressivo , como foi visto acima.Isso poderia acontecer tambem com aquelas minhocas que , quando em contado com o liguido preto se tornam aquelas cobras-aliens agressivas , mas nao sei a o certo se isso explica seu sangue-Acido pois no caso de Fifield nao foi mostrado se houve uma Alteraçao em seu sangue.

  8. O alien sempre foi uma raça que se adapta de acordo com a especie do hospedeiro, então aí vai minha idéia.

    Eu consegui entender assim, o engenheiro vem, morre, do contato com a agua a vida evolui a partir do dna dele atééééé virar o ser humano.
    Virou ser humano eles voltam e tentam um convivio com as civilizações antigas, daí a ideia do mapa estelar e tal.
    No filme não fica claro se eles estavam querendo voltar pra Terra pra acabar com os seres humanos. Eles queriam voltar, mas não tinha motivo claro.
    Beleza, o engenheiro deu um pau em todo mundo ali, mas eu no lugar dele faria o mesmo. Pô, eu acordo depois de não sei quantos mil anos e os cara começa a gritar no pé do meu ouvido. Sabe lá né? Atire primeiro pergunte depois.
    Tá, voltando ao alien. Se a ideia deles era infectar, se aquilo realmente infecta, porque eles correram para dentro da camara naquela cena holografica?
    Varios entraram naquele momento, mas só o morto continuava lá. Eu acho que não foi o liquido preto que tava atras deles mas outra coisa, o liquido preto é coisa deles, talvez algo que faça a vida evoluir sei lá…

  9. João Rafael Says:

    Infelizmente só podemos especular, mas gostei muito dessa ideia que o Liquido Preto faça evoluir a vida.. isso de fato iria resolver muitas pergunta!

    Como foi dito, o diretor disse que aquela cena onde o Engenheiro toma o liquido e morre, não seria necessariamente a Origem da Vida na Terra.
    Então a ideia seria que os Engenheiros estavam vindo de planeta em planeta a fim de criar novas vidas e como é dito no filme pelo android David “para se criar vida nova, um sacrifício deve ser feito”. Por isso deixaram um Engenheiro naquele planeta vazio, e a nave foi embora para outro planeta.

    Vamos para outra questão, sobre as diferentes formas de “Alien” que apareceu. Bom na minha opinião, todos são formas de evolução diferentes a partir de cada uma das espécies infectadas pelo Liquido Preto. Mas como é dito, existe a evolução e adaptação de acordo com as necessidades de sobrevivência.
    – Engenheiro + LP = Humanos
    – “Minhoca” + LP = Cobra bizarra
    – Cobra Bizarra + Humano = Fifield (quase zumbi)
    – Humano + LP = Lula
    – Lula + Engenheiro = Alien

    Um outro ponto, e que o ultimo Engenheiro não estava necessariamente indo para a Terra destrui-la. Apesar do Engenheiro ter assassinato a galera toda quando acorda, não indica que ele seria um vilão da historia. Acho que a reação dele seria como qualquer humano se acordasse cheio de alienígenas em sua volta… bom eu acho! rsrs

    Só não conseguir entender porque os Engenheiros saíram correndo e morreram dentro daquela nave..de resto acho que a teoria se encaixa bem.

    • Lucas Nascimento Says:

      É, o capitão Janek explica que o LP saíu do controle dos Engenheiros, o que talvez explique a morte deles.

      • João Rafael Says:

        Outra duvida… considerando que o LP não é vivo, faz apenas uma especie “evoluir” o que estava atacando os Engenheiros para eles saírem correndo?

    • No entanto, cabe lembrar que o engenheiro conversou com o robô, o que não justifica o primeiro ter partido pra porrada, já que teve a chance de saber quem eram os humanos e porque estava lá

    • Nesse raciocinio, o alien q a gente conhece é a junção da cobra e do alien que aparece em prometheus.

  10. Concordo com o Rafael sobre o fato do retorno dos engenheiros periodicamente durante a eras, formação de tribos e povos, até porque eles não poderiam simplesmente inventar tal história. Mas alguns detalhes ainda me deixam intrigado, como por exemplo: o andróide ativa uma placa da nave que tem uma “gosma” que foi mostrada propositalmente e ativa um holograma, como se fosse uma caixa preta de avião, mostrando os últimos registros, acontecimentos, etc. Nesses registros mostram que os engenheiros estão fugindo de algo, assustados, tentando se esconder. Mas qual era o perigo eminente? e mais. Na sala em que o geólogo caiu com a cara no ácido por causa da cobra. Ela entrou na garganta do biólogo, sendo assim o que pode ter sido gerado à partir disso??

    • João Rafael Says:

      Na minha opinião o holograma mostrou quais foram os planetas onde eles possam ter ido, tentando criar novas especies com o Liquido Preto.. e quando mostra os hologramas correndo no corredor de fato ali eles estão fugindo de algo… Agora a duvida seria de que?!?! Como o Lucas disse o LP saiu do controle dos Engenheiros… mas o que foi gerado com essa “perda” de controle para eles terem que sair correndo??

      • Essa é fácil, o Alien! Eles estavam correndo do Alien, minha gente. Vcs também não correriam? Ah vão dizer, mas os “aliens” ainda ñ tinham sido feitos. Será? Onde ficam os potes com os óleos tem o retrato de um Alien na parede, o arqueólogo diz que aquilo é uma tumba. Ou seja, é lá onde os engenheiros ‘enterravam’ os Aliens, aquela porta ñ devia ter sido aberta, mas o android sacana, abriu! No final é uma cena ilustrativa não como foi criado o primeiro Alien, mas simplesmente como ele nasce, é Darwin! As minhocas viram najas aliens, o óleo num humano que copula vira aquela lula que posteriormente, se comer um cérebro (humano-engenheiro-dá no mesmo já q geneticamente é igual), vira o Alien. Agora o que é realmente estranho: aquela era uma nave criadora de Aliens? De repente aquela nave era um ‘laboratório’ que os engenheiros testavam o óleo e como aquilo pudia dar merda, foram pra uma lua-planeta sei lá, q n fosse a casa deles, caso algo saísse de controle ficaria por lá mesmo.

      • na minha opinião eu acho q foi o alien que sai de dentro do engenheiro no final ele deve ter saido d um deles portanto é uma possivel possibilidade de ter havido um deles ou varios e matados os engenheiros, ou foram infectados por um tipo de virus pois reparei no filme q suas cabeças haviam buracos como se algo as fizesse explodir, no entanto acho q foi isso q levou eles a fugirem e se amedrontarem mas ai fica a duvida

      • Rodrigo Vilas Boas Says:

        Sobre o que fez os Engenheiros “holograficos” fugirem, os comentarios se limitam muito a seres o que foram mostrado no filme. Mas é razoável admitir que alem dos Engenheiros e das minhocas na caverna, podiam haver outros seres no planeta. E um contato (acidental ou não) com esses outros seres com o Líquido Preto pode ter gerado uma possibilidade infinita de idéias sobre de que os Engenheiros fugiam.

  11. Marcelo Macedo Says:

    Cara fiquei com uma duvida….a primeira vez que eles entram na camara….aparece umas minhocas enterradas na terra ( nos rastros das pegadas)….seriam elas que em contato com o liquido preto se transformaram naquelas cobras aliens????

  12. O post está muito bom, realmente é um filme muito atrativo pois tenta explicar, dentre outras coisas, o surgimento do alien. O filme faz uma introdução ao “alien: o oitavo passageiro” mas ainda deixa muitas dúvidas no ar, estou na espera de uma sequência para que essas possam ser solucionadas. Fiquei muito empolgado com o jeito de que o filme foi se desenvolvendo e estava muito atento em cada cena, confesso que já tinha esquecido do alien com tantas dúvidas que o filme deixava porém fui surpriendido por uma belissíma cena de encerramento com o surgimento do alien, estou muito ansioso pelo próximo filme e com muita espectativa.

  13. Os engenheiros estavam fugindo de algo nos ologramas sim,pois não sabemos se aconteceu algo como minhocas+LP= cobra loka e se cobra loka + engenheiros = algo mortal para os engenheiros
    porisso eles queriam fugir.
    Lembrando que a cobra loka causa efeito diferente nos humanos e nos engenheiros…

  14. Na minha opinião, prometheus tem muito em comum com 2001 – uma odisséia no espaço – de Stanley Kubrick, onde se apresentavam mais perguntas do que respostas concretas. Se a intenção do diretor era criar discussões a respeito do filme, devo dizer que ele realmente conseguiu.

  15. Se existe uma imagem do alien nas câmaras, então ele já existiu mas como se ele depende da combinação com os humanos para ser criado?

    • Raul Victor Says:

      Lembrem-se que, se os engenheiros criaram os humanos com toda aquela historia das pinturas nas cavernas na Idade antiga, o filme pode não ter mostrado o primeiro contato dos engenheiros com os humanos podendo ja ter ocorrido antes. Logo, o filme pode ter mostrado como o alien é criado, não o nascimento do primeiro alien.

      Isso explicaria a figura aparente de um xenomorfo na parede da câmara.

    • DNA humano = DNA dos engenheiros

  16. wow. Legal! Adorei o infográfico sobre as criaturas. A minha dúvida era exatamente esse processo. Ainda estava confusa em relação a como o alien era criado.

  17. Nossa cara Parabéns pelo post muito bom mesmo eu sou fã do alien tbm do predador. e acho incrivel estes filmes que tentam explicar uma historia ou dando continuidade ainda nao assisti mas depois de ter lido o seu post vou assistir com mais impolgação VLW

  18. Uma dúvida: e a figura do alien xenomorfo na parede naquela câmara? A impressão que passa é que era uma criatura cultuada, como se fosse a “origem” do líquido preto que os Engenheiros estavam armazenando. Lembrando o Alien de 1979, o andróide Ash diz que o xenomorfo era praticamente uma criatura perfeita para sobreviver, até o sangue dele servia como arma. Será que o xenomorfo seria então o ápice da evolução provocada pelo líquido preto e, por isso, eles conseguiam produzir mais do próprio líquido?

  19. Eu pensei um pouco sobre a religiosidade no filme, e tentei formular a seguinte hipótese: existem 2 classes de seres ‘angelicais’, os engenheiros, seriam os semeadores e tutores das vidas, acima deles existe um engenheiro primordial, e também existem os seres malditos, destruidores da vida que perseguem tanto engenheiros quanto humanos, desses seres os engenheiros estão fungindo desesperadamente e não ficou claro se estão vindo destruir a Terra.
    Algumas simbologias usadas: engenheiros são claros, fortes e lembram deuses, xenomorfos são negros monstruosos, detruidores e lembram demonios. Muitas culturas assim classificavam e distinguiam bem do mal: luz, claridade e branco x escuridão, noite e negro.

  20. Renan Frias Says:

    E se os engenheiros estavam com pressa de destruir a Terra, por que sabiam que o contato do dna humano poderia gerar o facehugger, contribuindo assim com a destruição deles mesmos? E se nesse meio tempo aconteceu algum problema e um acidente com o mesmo líquido? Esse filme é demais! Eu saí dele bobo haha.

  21. Os diretores tinham que dar uma corrigida na rápida evolução dos aliens: como podem crescer tanto sem consumir quase nada de energia?! O “filho” da cientista ficou enorme sem uma única colher de Nestongeno! kk A única vez que fizeram uma referência a esse fato foi no primeiro filme, quando Kane come desesperadamente momentos antes do surgimento do primeiro alien. Pra mim, isso é preguiça dos roteiristas em corrigir essa falha…

  22. bom não consegui assistir prometheus ainda mas a aparencia do alien pode ser explicado nos filmes originais.No terceiro filme um facehugger agarra um cão e ele tem uma aparencia diferente do oitavo passageiro e no crossover alien vs predador nasce o predalien isso mostrando que depende do hospedeiro para a aparencia do alien

  23. Parabéns pelo post! Foi ótimo! Eu amei o filme, e tive as mesmas definições. Entendi que o Alien (como conhecemos) é resultado de misturas genéticas (em alguns casos propositais e em outros não). Como havia mais de uma base (e naves) no planeta onde a tripulação de Prometheus pousou, nada impede exista outros engenheiros em estado de hibernação ou até mesmo na nave que Shaw pegou para deixar o planeta. O Proto-Alien ficou no planeta, algo tem que acontecer alí para a mutação evoluir e chegar no formato que conhecemos.

    Não vejo a hora de Prometheus 2!

    • Lendo sua resposta me veio algo em mente.
      Primeiro: Sobre o porque os “Engenheiros” queriam destruir a Terra. A resposta de Ridley achei fraca e sem noção, Jesus era um “deles”, achei pouco criativo, espero que ele tenha mentido para não revelar a verdade, ainda. Eu acredito que eles criaram para poder testar os efeitos do “liquido negro”, porque eles iriam usar em centenas de “Egenheiros” criem cobaias com DNA igual, e assim que tivermos uma boa quantidade voltamos e testamos, 7 bilhões é muita cobaia.
      Segundo: O Xenomorfo que aparece é muito parecido com o que vemos na Sala do “Cabeção” com uma cônica característica. Para dar origem ao Xenomorfo que tanto amamos, rsrsrs, provavelmente tem a ver com o que já existia no planeta, não podemos nos esquecer quem matou aqueles inumeros “Engenheiros”? Tinha que ser algo muito forte, ou muito grande, ou em grande numero. E onde este ser ou seres estão? E analisando o tamanho do Xenomorfo e do Engenheiro Este Xenomorfo é praticamente 3 vezes maior que um Alien comum. Não tão grande quanto uma Rainha.

    • “O Proto-Alien ficou no planeta, algo tem que acontecer alí para a mutação evoluir e chegar no formato que conhecemos.”

      Quem sabe ele utilizará os corpos: do biológo (que foi morto, mas não foi explicado aonde foi deixado o corpo), ou de Holloway (que também não foi especificado o que aconteceu) ou demais tripulantes.
      Temos ainda a loira (que não lembro o nome), tudo leva a crer que foi esmagada pela nave, contudo se Shaw sobreviveu pq não poderia ter acontecido o mesmo com ela??

      Vamos aguardar o 2 galera 😀

      • Gente, eu acho que o facehugger que estava fora da nave e que atacou o engenheiro veio do Biólogo…
        A minhocalien que possivelmente veio da mistura LP+minhocas entrou na boca do Biólogo e deve ter sido incubado para virar o facehugger..
        Não entendo por que acham que ele é o bebê da Shaw..
        E não entendo a viagem do velhinho que foi até lá.. só curiosidade?
        Será que aquela figura que vemos no teto da caverna com as capsulas ao invés de lembra um Alien, ser um Alien??? Quem sabe uma mãe.. disseram que ela mexe e muda…
        Os engenheiros utilizavam ela para extrair o LP…
        Eles fogem para a caverna quando a mãe cria algum ser especial…
        dafck??

  24. vou só levantar alguns tópicos entre prometheus e 8 passageiro!

    8 passageiro:
    A) a nava encontrada possui vários “ovos” confinados e não eram do formato cilíndrico como mostrado em prometeus
    B) a Equipe encontra um “engenheiro” com o peito aberto indicando uma contaminação do tipo hospedeiro no comando da nave
    C) Ripley afirma durante o filme que o sinal não era um pedido de ajuda mais sim um alerta para se afastar
    D) o Aliens do final de prometeus não é o mesmo do 8 passageiro

    Prometheus:
    A) algo deu errado na nave dos engenheiros como é mostrado no
    holograma e também pelos corpos de engenheiros com peito aberto
    B) quando a porta é fechada fica claro que os engenheiros abandonaram a nave a milhares de anos (processo de petrificação ou cristalização dos minerais é muito demorado) ou eles controlam o espaço e tempo
    C) Eles cultuam a “Mãe” aliens que produz os ovos como um deus
    D) os engenheiros criaram os humanos e depois mostraram o caminho para que um dia talvez chegássemos ao “local de encontro”
    E)tem muitas falas e textos que o android traduziu mais não “abrio o jogo” ao longo da trama

    meu parecer:
    se os engenheiros fossem do mal eles podiam criar vários planetas para que um dia suas criações retornassem ao “jardim do éden”. sendo esse o ponto de partida para o retorno dos “engenheiros” para o planeta (possível invasão com “ALIENS”????). pode ser um ciclo os engenheiros usam os ALIENS como uma etapa….

    se os engenheiros fossem do bem eles podiam ter sofrido uma sabotagem interna e no caso eles teriam acordado exatamente o “vilão” dos engenheiros (baita azar).

    Não confio no android ele escondeu parte da história e demostrou ao longo do filme uma certa antipatia ao humanos

    • No filme Alien o 8 passageiro o engenheiro ‘deu a luz’ pelo menos um alien que botou muitos ovos depositados naquele salão da nave, em Prometheus os cilindros estão cheios do líquido preto e não são ovos. A minhoca nadou nesse líquido e se transformou numa primeira forma do alien.
      O seu comentário do engenheiros do bem e do mal ficou muito confusa, não entendi.
      Mas eu penso que se eles são do bem, deixaram o caminho para o retorno ao paraíso, se forem do mal estão percorrendo o universo com suas armas de destruição em massa.

    • Verdade. Em Prometheus, a equipe encontra aqueles cilindros que “vedam” o líquido preto. Em Alien parecem ovos que abrigam os facehuggers. O líquido preto modifica a estrutura celular do infeliz com quem toma contato, gerando diversos tipos de criatura. O facehugger já É uma criatura, um embrião do xenomorfo que se desenvolve no corpo humano.

      É outra nave dos Engenheiros e outra lua que a equipe de Alien encontra. Uma possibilidade é que o “xenomorfo” do final de Prometheus (surgido após mutações nos corpos de homem+mulher+engenheiro, todos com DNA semelhante) tenha gerado um facehugger que atacou o engenheiro que é visto em Alien. Este engenheiro, por sua vez, percebeu que não tinha como escapar e só conseguiu voltar para a poltrona de comando (onde fica o seu cadáver) e lançar um sinal de alerta pelo espaço – logo depois disso o xenomorfo deve ter arrebentado o peito dele, um ferimento que chama a atenção da equipe da Nostromo do primeiro filme.

      Claro, é só uma teoria. Eu acho que o xenomorfo de Alien é a combinação mais letal que o líquido preto pode gerar e, pra isso, é necessário interagir com o DNA dos engenheiros/humanos. Quando isso acontece, o “ultimate xenomorfo”, além de conseguir reproduzir espécie rapidamente, gera o líquido preto que é tão importante para os engenheiros. Ou seja, para conseguir o tal líquido, os Engenheiros tem que correr o risco de desenvolver aliens. Numa dessas, a coisa saiu de controle, causando o cenário de Prometheus.

      O problema com essa hipótese é: por que então o líquido preto desintegra o engenheiro da cena inicial ao invés de gerar uma nova criatura?

      • Igor, é como o android diz: às vezes pra criar, é preciso destruir. O engenheiro da primeira cena, pelo visto, comete suicídio, gerando vida! Pois o óleo o mata, mas pequena dose como a q ele bebe, desintegra-o como fez com o marido da Shaw, porém, dá frutos. A figura q mostra um alien como se tivesse na cruz, mostrada aqui no blog, é o que o marido da Dra diz ser uma “tumba”, então me parece que aquela lua é a casa, não dos engenheiros como a tripulação achava no começo, mas dos aliens. Acho que os engenheiros foram pra lá pra acabar com os aliens e conseguiram conter mesmo q todos tenham morrido, mas com a chegada dos humanos, muda a atmosfera e já era. Talvez o engenheiro sobrevivente quisesse matar a tripulação, n pq fosse mal, mas pq sabia do ‘futuro’, que enquanto tivesse alguém vivo ali, poderia ser hospedeiro e fazer com que os aliens voltassem.

  25. Bueno, vou dar o meu pitaco também. Primeiro o engenheiro do início do filme não ingere o líquido negro mas sim umas espécies de pedras ou cápsulas. Ao meu ver o que ele faz nesse momento é uma espécie de semeadura, isto é, difunde seus genes para dar origem a uma espécie semelhante a dele mas não identica. As imagens recorrentes em épocas remotas de possíveis visitas, me parecem visitas de controle, para verificar a evolução da “semeadura”. As visitas sessam pois os engenheiros tem o revés no planeta que depois é visitado pela equipe. Já durante a exploração do planeta, o holograma que mostra a fuga em direção da sala protegida me parece ter origem em uma infecção acidental que dá início ao processo de formação dos aliens, como mostra a cena onde descobrem uma pilha de corpos de engenheiros com sinais de terem sido usados como hospedeiros. A equipe não acha nenhum alien devido ao tempo. Apesar de resistentes, os aliens não são eternos. No filme é dito o tempo em que teria ocorrido a tragédia mas não lembro mais. O planeta, como foi detectado pelo piloto da nave, era uma instalação militar. O depósito de cápsulas com o líquido negro me parece um arsenal. O líquido negro me parece ser um agente mutador genético. Se combina com os genes de quem tem contato gerando a primeira fase de vida do alien, os facehuggers (é assim que se escreve?). A abertura da sala e consequente alteração na atmosfera causa o vazamento do líquido negro das cápsulas, infectando as minhocas do local que acabam gerando as cobras que atacam o membro da equipe. O outro membro, que tem o ácido jogado sobre seu rosto, tem contato com o líquido negro e muta para a criatura que ataca a espaçonave mais tarde. Os engenheiros, como demonstra o indivíduo “desperto” de sua catatonia, não eram uma espécie pacífica. A própria figura musculosa, guerreira, demonstra o caráter bélico dos engenheiros. A atitude do engenheiro desperto em direcionar sua nave mostra que o plano já existia. A terra teria sido semeada com os genes dos engenheiros para formar uma população (assim como os donos de escravos engravidavam escravas para usarem seus próprios filhos como escravos) que depois seria em parte contaminada com o líquido negro formado a primeira etapa da vida do alien. Esta parcela da população mutada, infectaria a outra, gerando ao final o alien adulto, que seria utilizado como arma ou objeto de adoração como se criam touros ferozes, felinos ou mesmo pitbulls. As cenas do parto e a infecção do arqueólogo para mim foram totalmente dispensáveis e mal elaboradas e mesmo mal inseridas no filme.

    • Cristiano, concordo em partes. O engenheiro da primeira cena, pra mim, comete suicídio ou foi enganado, assim como o android infectou a bebida do arqueólogo, os engenheiros infectaram um da sua espécie pra gerar vida, que no caso seríamos nós. Talvez, assim como os humanos, existem facções de engenheiros, uns que são amigáveis e outros que queiram vingar esse primeiro engenheiro que teve q morrer pra dar origem a nós. Ou seja, alguns engenheiros nos acham uma beleza e outros nos acham uma desgraça e começa as experiências que resultam nos aliens.

    • brilhante! parabéns…
      Os engenheiros não são uma espécime pacífica!

  26. A minha teoria é a seguinte como o próprio Charlie Holloway disse para David “nós te criamos porque podíamos”, o homem gosta de brincar de Deus. Por que os engenheiros também não fariam a mesma coisa? Logo, na tentativa de criar formas de vida perfeitas, os engenheiros desenvolveram o LP, este quando ingerido por um engenheiro tem a capacidade de criar vida. Desse modo, no começo do filme temos a vida sendo criada no planeta Terra. Não só os humanos, porém toda forma de vida. Acredito que os engenheiros tentavam criar uma forma de vida perfeita (é o que todo criador almejaria), logo de tempos em tempos eles voltariam a Terra para ver a sua criação. Como David disse “algumas vezes para criar, primeiro deve-se destruir”, logo caso a nova vida não fosse perfeita ela seria destruída e criada novamente (poderíamos dizer que o LP é aprimorado), assim em vez de evolução, haveria um ciclo de destruição e recriação, até chegar a forma perfeita de vida. O contato do LP com outras formas de vida, que não os engenheiros, resultaria em aberrações como a cobra brava (minhoca + LP) e o Fifield (humano + LP), a fecundação de um humano resultaria no facehuger, que em um hospedeiro origina um alien. Ou seja, de alguma forma o experimento saiu do controle, com o LP infectando outras formas de vida, o que acarretou na morte de vários engenheiros.

  27. Samantha Brisa Says:

    Filme ridículo! Informações muito soltas e sem nenhum nexo. Com essas informações entendi muito mais o filme do que assistindo-o somente.

  28. kkkkkkkkkkkkkkkk…Nossa…tem nego misturando Alien x Predador na parada…hahahahahhaah

  29. Teoria: seja tumba ou complexo bélico (o mais provável é que fosse uma instalação científica que, depois da confusão com o LP, virou um cemitério lacrado), os Engenheiros já conheciam a forma do xenomorfo (como visto naquela ilustração nos murais da câmara). Isso leva a crer que os Engenheiros já sabiam da criatura perigosa que o xenomorfo era, uma criatura que eventualmente se reproduziu e matou todos os Engenheiros daquela lua, com exceção daquele que estava no sono criogênico e depois é despertado pela tripulação de Prometheus.

    Por isso, a questão central continua sendo: qual a relação dos Engenheiros com os aliens xenomorfos? Se não fosse a bendita ilustração no mural, poderia se pensar que o xenomorfo apareceu pela primeira vez como resultado da mutação do DNA do Holloway sendo fecundado pela Shaw e, por fim, estourando o peito do último Engenheiro. Não é a mesma forma de xenomorfo que se vê em Alien, mas é muito parecido. Talvez com o passar do anos até a história de Alien, ele tenha evoluído para aquele visual.

    Mas o xenomorfo já existia antes e os Engenheiros já o conheciam. Talvez fosse a tentativa de fazer uma arma biológica para acabar com a Terra. Ou então os Engenheiros queriam recriar o xenomorfo original (a criatura perfeita?), mas precisava de uma combinação de DNAs que somente eles não podiam oferecer, embora tivesse que ter a genética equivalente. Isso explicaria, em parte, porque eles indicaram o tal mapa estelar para a humanidade ao longo dos anos: esperavam que os humanos chegasse até aquela lua e assim colaborassem na pesquisa com o LP. Melhor esperar pela evolução e cooperação científicas do que forçar o líquido na goela dos caras, causar revolta, etc.

    Mas aí podem ter percebido que o alien xenomorfo era perigoso demais, que o instinto assassino do alien combinado a inteligência e ganância humanas era uma ameaça para todos eles e, como já tinha indicado o caminho na Terra, decidiram acabar com a humanidade antes que eles chegassem lá. Mas algo deu errado, todo os Engenheiros morreram, as naves ficaram soterradas, Prometheus encontrou o caminho para o LP e ferrou geral.

  30. Como a nave do “engenheiro” conseguiu decolar após a queda provocada pela colisão com a Prometheus?

  31. Ótima análise cara!

    Apenas uma correção (não que eu esteja correto, apesar de acreditar nisso)
    Creio que não houve uma fecundação na DR. Shaw. Pelo que eu entendi, o DNA de Holloway, que ja estáva se recombinando, obviamente afetou seus espermas primeiro, afinal eles são a “semente” que carrega a sua informação genetica. Nada mais justo que a essa recombinação se iniciasse por ai, afim de que qualquer troca ou tentativa de reprodução, ja levasse a nova estrutura.
    Não econtrando um sistema 100% saudavel para sua reprodução, provavelmente o DNA mutado do Holloway encontrou seu modo de sobreviver, virando aquele face huger, que nada mais é do que um ser que implanta seu DNA em seus hospedeiros.

    • Valeu, Lucas.

      O enrredo do filme, é bastante interessante, não fosse alguns aspectos que distorcem a lógica (pelo menos, a minha):
      – Como uma empresa que gasta US$ trilhões em uma nave, seleciona pessoas tão desqualificadas para um projeto científica de tamanha envergadura?
      Aqueles dois trapalhões, não tinha nenhum comprometimento com o projeto. Um deles, limitou-se apenas a soltar aqueles “bichinhos” para efetuar o escaneamento ambiental. O Biólogo, só queria fazer amigos. Na cena da cobra-loka, é inconcebível um cientista agir de tal maneira com um organismo alienígena. O cara queria encantar serpentes?
      Além disso, a tripulação não se conhecia. Tudo parecia um arranjo de colegiais…um verdadeiro “pega-na-rua”.
      Ah! antes que esqueça, louve-se a versatilidade da Dra. Shaw: Paleontóloga, antropóloga, médica, bióloga e dona de um organismo invejável…após uma cirurgia daquele porte, abriu um pique de 100 m rasos, que causa inveja a muitos atletas olímpicos, não?

  32. Ótima análise cara!
    Mas não se faz filmes como antigamente!

  33. Será que ninguém entendeu? O planeta que a Ripley chega em ALIEN é o mesmo planeta que aparece em PROMETHEUS. Nós originamos o ALIEN, afinal ele foi concebido de uma relação sexual entre os dois cientistas, o início de tudo. A mesma nave caida que PROMETHEUS faz cair é a mesma nave em forma de lua minguante que aparece em ALIEN. Temos que esperar a sequencia do filme, para saber como o alien vai ter aquele formato escuro.

  34. Para eles somos um acidente! O capitão da Prometheus se enganou. Aquilo não é uma instalação militar. E sim, uma base científica. Talvez o engenheiro que dissolveu seu DNA fosse um renegado ou o cabeça, ou mesmo uma parte do experimento original que daria a eles, a imortalidade, talvez.
    Algo então, um acidente, uma contaminação como mostra os hologramas dos túneis, interrompeu a sequência do experimento.
    Havia vários cilindros com a substância negra na nave. Talvez eles deveriam ter sido despejados ciclicamente na Terra afim de concluir o experimento. Mas devido ao acidente na base, tenham sido forçados a interromper seu envio, e com o tempo (1 bilhão de anos, creio eu, dado a cronologia da vida na Terra) um “sub-produto” do DNA deles, NÓS, surgiu sem o conhecimento deles. Lembrem da cena! Quando o engenheiro é acordado do seu sono, ele se depara com seres inteligentes, parecidos com eles, porém menores (“anões”!?) perguntando numa língua estranha porque que “papai” abandonou seus filhotinhos sem explicação! Ele pensa: PQP! Que está acontecendo? Eu tive que entrar em stasi forçado por causa do acidente e quando acordo estou rodeado de “miniaturas” nossas falando pelos cotovelos! Pesadelo!?
    Até que, o android David, surpreendentemente pergunta na sua língua: “Esse homem está aqui porque ele não quer morrer. Ele acredita que você pode lhe dar mais vida”. O gigante esboça um leve sorriso e entende então: Deve ser a “cagada” que o fulano (engenheiro do começo do filme) fez! Sendo assim deixa eu me livrar dessas “aberrações”! Pego a nave, vou a Terra e vejo o que tá acontecendo por lá e se puder, dou um jeito nisso! A Dra Shawn, infelizmente para o engenheiro, não entendeu assim e achou que ele ia despejar aquelas “armas biológicas” na Terra, deliberadamente! Aí ela avisa o capitão da Prometheus que, em nobre sacrifício, colide intencionalmente na nave do engenheiro! O engenheiro fica “puto” e vai atrás daquela “bisc…”! Mas se dá mal com o polvo-bebê de rosemary da doutora. David, satisfeito por ter entendido a situação, e, por ter mostrado aos seus criadores sua insignificância, se diverte e resolve ajudar a crédula doutora a achar seus “Papais” desnaturados!!!
    Bem… ou seja… nós humanos somos na visão do Ridley Scott, uma “cagada” a ser concertada e não uma criação-obra-prima planejada por Deus ou deuses, como é visto pelas religiões! Assim entendo…

  35. Completando a teoria… o mapa-convite estelar que as varias culturas da Terra reproduziram, poderia ser um tipo de memória genética, um salva-guarda para o engenheiro do começo do filme. Afim de que se alguma coisa desse errado ele pudesse avisar seus pares. Talvez o experimento fosse uma tentativa de dissolver e depois reagrupar novamente o seu DNA, criando assim uma forma de imortalidade, mas deu errado e ao invés de voltar a se transformar no ser que era, acabou se multiplicando e em inúmeras formas de vida e na qual NÓS humanos seriamos o reagrupamento último mais parecido como o que ele foi um dia. Aí talvez faria sentido a nossa natureza humana fratricida: sempre tentando padronizar os outros seres e o semelhante através da cultura, religião ou guerra. E assim, um dia retornar ao estado de um ser único, criador de toda a vida e imutável. Como um Deus!
    Ou eu viajei na maionese de vez! Desculpe pelo devaneio, então! rs Mas o filme é muito loko…

  36. Só para botar um pouco mais de fogo na discussão: Só eu que estou percebendo uma certa semelhança entre o Holloway infectado com Líquido Preto dos vasos e um engenheiro?

    Ao que tudo indica, o Holloway não concluiu o processo de mutação, mas estava adquirindo semelhanças de um engenheiro.

    Sendo assim, vamos considerar os seguintes detalhes:

    – O DNA humano é identico ao DNA de um engenheiro (curioso)
    – O liquido preto encontrado nos vasos da neva engenheira acelera a evolução de uma espécie
    – A aceleração da evolução provocada em um humano (Dr. Holloway) não foi concluída, mas se assemelhava a um engenheiro (curioso)
    – O “último” engenheiro estava com uma nave lotada de vasos com Liquido Preto
    – O destino da nave era a Terra, planeta com 7 Bilhões de seres humanos (isto não considerando o crescimento populacional do planeta até o ano em a história do filme considerava, 2093).

    Seguindo esta linha de raciocínio e estes detalhes, podemos concluir que os engenheiros são humanos evoluídos que tentaram reproduzir a sua espécie em outros planetas (incluindo a terra) utilizando uma certa tecnologia para evolução da vida (sugerida no inicicio do filme, quando o primeiro engenheiro bebe o liquido preto que não – necessariamente – é o mesmo encontrado nos vasos da nave e cai na água de algum planeta). Posteriormente, conseguiram modificar esta tecnologia (vista como o líquido preto encontrado naqueles vasos) e acelerar a evolução de espécies (incluindo a humana) ao seu próximo estágio, neste caso, Engenheiro.

    Isto explica o DNA idêntico entre humanos e engenheiros, engenheiros seriam na realidade uma evolução da espécie humana.

    Explica também uma nave lotada de vasos com liquido preto vindo para a terra (acelerar a evolução da espécie humana para “engenheiro”, dando continuidade à espécie “engenheiro” sem a necessidade de aguardar milhões de anos para esta evolução, garantindo a perpetuação da espécie em casos de incidentes que provocariam sua extinção).

    Essa seria uma teoria interessante para o motivo dos engenheiros terem criado os humanos, ou melhor, dos engenheiros recriarem sua espécie na terra (Engenheiros = Humanos após processos evolutivos)

    Aí fica a clássica pergunta:

    Se os engenheiros são humanos evoluídos e os humanos no filme foram criados pelos engenheiros… …quem criou os humanos que evoluíram até se tornarem os engenheiros do filme? :p

    Ou, esse filme é muito bom… kkkkkkkkk

  37. O filme é simplesmente fantástico… mas não é um filme para qualquer espectador. Particularmente feito para amantes da saga do xenomorfo e seu amigo facehugger. Li muitas críticas negativas, que avacalham os atores, o roteiro e o desfecho. Mas the thing de John Carpinter tambem foi duramente criticado e hoje possui uma legião de fãs. O roteirista Damon Lindelof declarou que Ridley Scott deixou no filme todas as pistas e que tudo que foi colocado lá possui um motivo bem especifíco, as vezes claro as vezes não, e acredito.

  38. Gilson Macei Says:

    Perdi meu tempo assistindo! Quer dizer que, os ALIENS, aqueles de cor negra, que saltam uma boca de dentro de outra e possuem ácido como sangue, surgiram do cruzamento de uma raça alienígena com a humana, que na verdade possuem o mesmo DNA? Putz, virou rotina estragar idéias que fizeram grande sucesso!

    • O engenheiro do final tem um exoesqueleto semelhante ao alien! Será uma mistura genética entre o engenheiro e o aliem, para que fiquem mais fortes?

  39. Espera, espera, espera, se formos parar para considerar AVP (agora sim a cobra vai fumar) Prometheus não explica a origen do aliens uma vez que os yautja (predador) tenhan trazido aliens para caçar na terra na época dos maias mais de 500 anos antes mostra que os aliens são muito mais antigos, mas não discarta a possibilidade do space jocke ter participado da origem dos aliens. O ALIENS JÁ EXISTIAM, PROMETHEUS É APENAS UMA EXPLICAÇÃO FRUSTRADA DA ORIGEM DOS ALIENS.

  40. Cronologicamente Alien-O 8º passageiro se passa em 2037.
    Pipley ficou 57 anos em hibernaçao qnd foi resgatada em Aliens-O resgate,portanto o ano seria 2094 e Prometheus se passa entre 2080 e 2093,…..portando nao é um prequel de Alien.
    Apos assistir Prometheus,baixei toda saga Alien ,e me corrijam se eu estiver errado,abraços

  41. Vlw Lucas por me corrigir nas datas,mas eu achei muito estranho pq Prometheus vinha sendo dito como o precursor de Alien.
    Bom eu acho q Prometheus abre espaço para uma nova franquia de Alien,considerendo tudo q ja foi visto nos Aliens do cinema(fora AVP),mas acho vem mais aliens por ai,nao os xenomorfos q conhecemos,mas sim 1 nova especie.

    • Lucas Nascimento Says:

      Com certeza, uma nova franquia mas que encontra-se dentro do mesmo universo. Esse “proto-alien” do final certamente não é o Xenomorfo, é algo novo – mas as semelhanças entre as duas espécies são grandes, então acho que teremos algum tipo de mutação em uma eventual continuação…

    • NA VERDADE DEPOIS DE MUITO PENSAR FOI ISSO QUE RIDLEY SCOTT,OS PRODUTORES E OS ROTEIRISTAS DECIDIRAM,EM NÃO RECOMEÇAR UMA NOVA FRANQUIA ALIEN E SIM LEVAR A HISTÓRIA PARA UM NOVO NÍVEL NÃO APENAS CENTRADO NO MONSTRO NEGRO E SIM NUM OUTRO UNIVERSO,AFINAL O ALIEN NÃO APENAS MODIFICOU A VIDA DOS HUMANOS NA VERDADE EM O OITAVO PASSAGEIRO MOSTRA QUE UMA OUTRA CIVILIZAÇÃO FOI ALTERADA E PORQUÊ NÃO PREJUDICADA COM ESSA NOVA FORMA DE VIDA QUE SEGUNDO OS CIENTISTAS DOS PRIMEIROS FILMES É UMA FORMA DE VIDA PERFEITA E QUE PODE SE ADAPTAR A QUALQUER CLIMA OU SITUAÇÃO INCLUSIVE QUE ENVOLVA HOSTILIDADE.

  42. Li uma teoria aí que na verdade somos todos filhos dos aliens, inclusive os engenheiros. Que o Alien mimetiza os genes dos hospedeiros e a intenção é todo mundo virar alien, que os engenheiros seriam escravos dos aliens e outros detalhes, até que é uma boa teoria, pois explica essa ‘devoção’, esse xenomorfo escultura olhando os potes dentro da nave.

  43. Eu acho bem louca essa historia de que nós somos descendentes deles por assim dizer. pôs eles em si mostram uma superioridade no material genético, como o sangue ácido, a força e a adaptaçao incrivel a diversos tipos de ambientes e atmosféras , se nós somos descendentes dos aliens, é mais lógico que tenha ocorrido um reaparecimento de caracteristicas que se encontravam adormecidas como genes que nao se manifestavam e etc…. É mais provavel de que realmente os “engenheiros” ja conhececiam esta especie, e que havia uma instalação de pesquisas naquele planeta como o povo ae falou, e tambem há uma possibilidade de que os aliens sejam uma espécie de criação suprema dos “engenheiros” que saiu de controle, assim como nas mãos dos humanos, após tentar domestica-los e tentar usa-los como armas biológicas como mostra o filme ” Alien a ressurreição”, e após ter saído de controle os “engenheiros” tenham tentado lacrar o local para impedir que saissem dalí, talves essa “criação suprema”, no caso os aliens, tenha sido feita para servir como uma espécie de exterminador de pragas, ja que foi falado no filme ” para criar, voce tem que destruir” e coincidendemente a nave iria para a terra, no caso os “engenheiros” iam levar os aliens para a terra para nos destruir e recomeçar uma nova criação por assim dizer, foi quando os aliens sairam de controle e houve o massacre na nave. Outra coisa em relação ao alien do final do filme, como o sankk falou, pode ser da mesma especie que nós estamos acostumados, mas de uma nova variação, uma nova raça para ser mais exata, assim como tambem surgiu uma nova raça de predador no ultimo filme lançado ( ta eu sei que viajei nessa, só coloquei essa citação para ficar mais explicado), talves essa nova raça de alien venha para tocar o terror ao invés da antiga, além de que o Ridley scott disse que se fiserem um prometheus 2, ele iria se afastar ainda mais da saga aliens. e se prestarem atenção naquela foto do alien numa especie de mural, olhem bem na cabeça, no final do cranio, pode se notar as caracteriasticas do cranio de uma rainha.

  44. opa rsrsrsrs desculpem pelo “exata” o pc ta leso, agente aperta no y quando ve sai um o

  45. Na minha opnião o dna dos humanos não poderia ser identico ao dos engenheiros, e sim poderia ter traços fortissimos mas nao nescessariamente identicos, como falaram anteriormente , o lp evolui, no caso ele destrói as moléculas de DNA e as recombina, causando um novo codigo genetico, talves essa variação de raças do alien seja por causa disso, ja que ele adquiri traços geneticos de seu hospedeiro como mostra no alien 3, quando aquele facehugger pega o cachorro, ou até mesmo no avp 2 , que é fora da saga de alien, mas mostra que um alien rainha tendo como hospedeiro um predador, ela assume caracteristicas diferentes das tradicionais, chegando no famoso predalien,

  46. eu na minha simploria sabedoria acho na verdade que os engenheiros sao os bin laden do espaço , terroristas intergalacticos que usaram a ciencia para desenvolver armas e criaram a vida na terra para depois poderem testar os seus brinquedinhos , mas o tiro saiu pala culatra e a bomba explodiu na mão deles , ai vão os humanos curiosos e desencadeiam novamente o plano de testar armas biológicas . eu gostei muito de todos os filmes , até assisti os outros pra dar uma relembrada , e no fim achei que o filme rmete a nós mesmos , ridley scott descreve o próprio ser humano , sempre querendo ferrar com o outro vendo que tem a melhor arma , ou alguem duvida que o ebola e outras doenças nada mais são do que armas biológicas pra trstar la nos pobres africanos , é só juntar uma coisa na outra , e tenho dito .

  47. Me tirem umas dúvidas então.
    O Filme Alien vs Predador é desconsiderado da cronologia certo? (Mas só para matar minha duvida, nesse filme é explicado que os Predadores criaram os aliens por pura diversão certo? para caçada.. era isso que o filme explicava nao era?)

    E agora com Prometheus? Foram os Space Jockeys que criaram os Aliens entao?
    Nao sei se ficou claro so para mim… mas acho que no final de Prometheus tem uma certa liçao de moral… Foram os Engenheiros que nos criaram e a Dr. Shaw queria saber tanto o porque de eles nos destruirem… sera que não é porque na visao dos Engenheiros eles tem “vergonha” do que os seres humanos acabaram virando? Ou seja eles criam uma “raça” e se ela nao vive em equilibrio, eles viram que naquele planeta ela nao funcionou e destruiram o planeta… Foi isso que eu entendi do final… Mas me tirem essa duvida. Os engenheiros entao que criaram os aliens??
    E outra duvida tambem… No comentario do blogger diz que um capacete do Space Jockey é visto na nave de um predador em Alien Vs Predador Requiem… ou seja, os predadores tambem caçam eles?

  48. Galera lendo uns comentarios aqui eu vi que voces meio que perderam o fio da meada….os aliens nao surgiram de nenhum cruzamento de humanos ou de engenheiros.

    Vamos la, é bem simples na verdade.

    O liquido preto, pra que serve? Destruir um corpo. Ou seja ele corroi aquilo que entra em contato ou em outros casos pode haver uma mutaçao.

    Vamos la. No caso do engenheiro apos ele ingerir, ele começa a se deteriorar. isso causaria a morte dele se ele nao tivesse caido na agua… ou seja com a reação quimica da agua e a mistura do liquido preto destruindo o codigo genetico de um engenheiro, nos fomos criados (isso de acordo com o filme)

    Sobre os aliens, simples tambem….

    No começo de prometheus, é possivel ver assim que eles entram na “tumba” minhocas no chao (simples minhocas, aquelas de pesca… hahahha)

    Em contato com o liquido preto…. as minhocas viraram aquelas especies de “naja”…. Essas najas que dariam origem aos aliens, ou seja nada a ver com os engenheiros ou humanos. e por isso que os engenheiros fugiram.. eles nao esperavam essa mutaçao das minhocas(provavelmente nem deviam saber que essas minhocas estavam no solo e viraram mutantes) Deve ter começado com um hospedeiro… dentro do hospedeiro é criado o Alien.

    Isso é simples galera, ao é nenhuma teoria, é fato! se voces assistirem o filme direito voces entenderão o que eu quero dizer.

    Os engenheiros criaram o liquido preto para destruir o que eles quisessem… como o capitao disse. Armas de destruição em massa.

    Para os engenheiros o liquido preto só destruiria um “corpo” coisa que aconteceria com o primeiro space jockey do filme que cai na cachoeira se nao tivesse caido na agua. Ou seja eles nao imaginavam que aquele liquido preto pudesse causar mutaçao em outro ser (minhoca) e por isso deu tudo errado.

    A resposta para tudo e simples…. os aliens surgiramd e onde?

    Das minhocas!(isso nao e uma brincadeira, e so pensar direito)

    Liquido preto + minhoca = mutaçao da cobra la
    Essa mutaçao busca um hospedeiro e da forma ao alien

    Simple as that!

    O Doutor Holloway nao estava virando um engenheiro antes de ser queimado, ele estava morrendo, se deteriorando como o space jockey do começo do filme( a diferença e que o material genetico dele se misturou com a agua e nos criou) no caso do doutor holloway, ele simplesmente iria morrer.

    • Machinnarium Says:

      …então, para não ser assassinado pelos aliens o engenheiro se desintegra e acidentalmente (fora dos planos de seu criador) dissemina seu DNA na água favorecendoa evolução…

      • EU ACHO QUE NÃO,ACHO Q A INTENÇÃO DELES ERA CRIAR VIDA MESMO,E PROVAVELMENTE AQUELE PLANETA DA PRIMEIRA CENA Ñ SEJA A TERRA,COMO RIDLEY SCOTT SUGERIU,A VERDADE É QUE HA UMA CONFUSÃO AÍ.ALGO QUE VENHA A SER RESPONDIDO NA SEQUENCIA.O QUE PARECE MAIS COERENTE É QUE ALGO DEU ERRADO E VARIOS FORAM INFECTADOS,ALGUNS TINHAM BURACOS NA CABEÇA,SINAL DA VELHA”DENTADA”QUE O ALIEN DÁ EM SUA VITIMAS.

  49. Nao sei se seria o caso, mas lembro do oitavo passageiro, tem um eng. sentado naqueles comandos da nave onde eles chegam pra ver de onde vem o sinal de “socorro” e o cara ta com um buracao no peito. Acho que o acidente que matou todos os engs comecou em outra nave, algum engenheiro foi contaminado e gerou um alien que saiu de seu peito na hora em que ele tentava decolar a nave .. o bicho nasceu e de alguma forma pode ter atacado a nave onde o pessoal da terra hegou…lembram que tem uma abertura na porta escamoteavel por onde os pessoal entra na nave? alem disso. todos os engs estao mortos e empilhados com buracos nos corpos? Soh tem uma coisa…se nao me engano a nave dos engs nao estava no subsolo no oitavo passageiro

    • NA VERDADE SÃO VARIAS NAVES E O PLANETA DE PROMETHEUS EO OITAVO PASSAGEIRO SÃO DIFERENTES,LEVANDO A CRER REALMENTE QUE ELES ANDAVAM DISSEMINANDO ESSA SUBSTANCIA EM VARIOS PLANETAS.

  50. uma coisa q eu acho mt malfeita/pensada é como q um ser consegue adquirir tamanho, crescendo tão rapidamente e sem ter de onde tirar uma fonte de nutrientes. Exemplo: o alien da barriga da mulher? ela nem ficou magra perdendo nutrientes para alimentar ele. E o alien q nasceu do Engenheiro? consumiu apenas a parte abdominal, mas ja nasceu com um tamanho mt grande. E depois, o filhote da mulher ficou gigantesco! se alimentou de q, moléculas de ar? putz.

    Para se pensar:

    1) se foram os aliens q mataram os Engenheiros ( aquela montanha de corpos ) , o q aconteceu com os restos dos aliens? ossos? peles? exoesqueletos?

    2) E a mesma coisa se repetiu nas outras naves exatamente “ao mesmo tempo” ? Será q nao tinham comunicação entre si para poderem ser ajudados pelos outros e assim tb salvos/resgatados?

    3) pq que motivo o engenheiro matou geral? e será q ele reconheceu o David como um robo? Pq a pressa do engenheiro em colocar o plano em ação, sem saber sequer o q aconteceu, visto q o ambiente tinha “mudado” pois tinham humanos ali e nenhum alien por perto?! Pq o Engenheiro nao tirou os outros do berço eterno para ajudar ele? Putz..e a nave explodiu, capotou, rolou, tombou etc e a cabeça do Robo continuou perto do mesmo local e do corpo tb. Fora q o Engenheiro já em segundos achou o local q a mulher tava.

    4) com o esquema de terraformar, ficou meio q implicito q os Engenheiros respiravam o mesmo tipo de ar que os humanos. Como q ele saiu da nave pra ir atras da mulher, prendeu a respiração? e os aliens q tem em comum uma alteração do DNA humano/engenheiro, conseguiam respirar em qualquer tipo de composição atmosférica sem ter problema?

    5) os Engenheiros q deram origem aos seres humanos na Terra? e as outras especies de vida? Dinossauros? e o q explica nossa herança genética dos diversos tipos de vida q existiram na terra em épocas remotas mas que tem traços até hoje? E os isolamentos geográficos mas q permitem cruzamentos entre seres humanos de “raças” diferentes com 100% de compatibilidade?

    6) fiquei preocupado de como pode ser a fêmea (Engenheira) em dias de TPM….

  51. Excelente texto, gostei muito das ideias expostas aqui. O filme Alien acaba por fim desencadeando uma série de dúvidas no estilo Lost. Espero ansiosamente pela sequencia que poderá sanar todas estas dúvidas.
    Guto.

  52. Visando fomentar a discussão, vou colocar meus pontos de vista sobre o filme.

    Na primeira cena o engenheiro está se sacrificando, e de uma pequena parte do seu DNA surge uma nova espécie. Não temos certeza se é a Terra ou não. Em seguida os cientistas explicam as gravuras onde sempre aparece um gigante e mostrando uma configuração de planetas. Pois bem, minha conclusão é de que só pode ser a Terra mesmo. O primeiro engenheiro se sacrificou e de uma pequena parte do seu DNA surgiu uma espécie nova, o ser humano. Além disso, por causa das gravuras, podemos entender que os gigantes visitaram a Terra várias vezes e passaram conhecimento para os terráqueos, inclusive sobre como chegar até aquele planeta.

    Mais pra frente um pouco no filme temos a conversa entre a Shaw e o outro sobre criação de vida, lembrem que desse diálogo pois é importante.

    Dentro da nave quando eles abrem a sala com o decapitado podemos ver uma cabeça gigante em pedra, gravuras estranhas que ao meu ver são de um engenheiro(gigante) virando pó, tipo no começo do filme na Terra, um tipo de um altar com uma pedra verde (não tenho ideia do por quê dessa pedra) e uma gravura totalmente clara de um alien na parede. Esse alien na parede é óbvio, claro e cristalino, não tem como ter dúvida de que é um alien.

    O filme continua com algumas transformações em monstros de vários tipos, mas a dúvida final recai novamente sobre a criação da vida, por que eles nos criaram e depois queriam nos destruir ?

    Pra tentar responder essa pergunta, eu tenho a teoria de que os engenheiros talvez tenham criado o líquido preto, talvez tenham-no descoberto em algum planeta. De qualquer forma, eles consideraram o líquido e a forma de vida alien um Deus pra eles, pois à partir disso a vida era criada. Como seres muito evoluídos eles podiam muita coisa, mas criar uma nova forma de vida à partir do seu DNA, só com o líquido preto. E eles fizeram isso em vários planetas, quando David abre aquele mapa vários planetas são mostrados e eles fecham na Terra.

    Além disso o Alien já era uma criatura conhecida pra eles, a gravura dela na parede poderia significar um Deus, ou um aviso, não tem como saber.

    No geral conseguimos entender que alguma coisa saiu errada. O negão fala que aquilo era um experimento, um laboratório ou fábrica de armas de destruição em massa. Essa parte é interessante, eles poderiam realmente estar fazendo testes com o líquido preto e alguns engenheiros se contaminaram e deu aquela merda toda. Mas por que lançar uma nave cheia daquela porcaria contra a Terra ? Do que eles estariam se vingando? O último engenheiro vai atrás da Shaw especificamente pra matá-la, daonde tanto ódio?

    E a forma Alien tradicional precisava de uma rainha pra botar ovos, ultimamente nem precisa mais, mas enfim, o alien bota um ovo, do ovo surge um bicho que coloca um parasita no hospedeiro, do hospedeiro nasce um novo alien.

    Quando o cara contaminado insemina a mulher, é como se ela fosse o primeiro ovo, de dentro dela sai o primeiro bicho, que coloca o primeiro parasita dentro do engenheiro.

    É realmente, chego a conclusão que não tem como explicar nada, é um filme de ficção que gera muitas dúvidas, muitas das quais jamais irá responder. Os caras se perderam na história…

    • TODAS AS CONCLUSÕES TOMADAS NO FILME PELOS PERSONAGENS SÃO MERAS ESPECULAÇÕES,E AQUI,CONOSCO,TAMBEM,NÃO SE SABE SE REALMENTE OS ENGENHEIROS QUERIAM MATAR OS TERRENOS,O QUE SE SABE É Q QUE ALGO DEU ERRADO.OU SEJA,NADA FOI RESPONDIDO.

  53. kleber xavier Says:

    Pessoal, vocês acham possível que o Space Jokey do filme Alien seja Elizabeth Shaw operando a nave e caído na segunda Lua onde se inicia o primeiro filme?

  54. O final não é o primeiro alian a ser criado, mas sim outro de derrepente 2 ou sei la, quando eles encontram aquela montanha de corpos de engenheiros, um deles tem a cabeça aberta e oca, o que significa que uma lula gigante daquela do final ja avia tido contato com o cerebro de um dos engenheiros, um dos cientistas mesmo dis que os corpos estavão estourados como se algo saic deles.

  55. “Agora, um Prometheus 2 terá que explicar o buraco entre a fisiologia desse novo Alien e o visto em O Oitavo Passageiro, assim como o que aquele outro Engenheiro fazia no planeta do filme de 1979.”

    Poderia o planeta do filme de 1979 ser o mesmo de Prometheus? Faz sentido, pois a nave dos engenheiros foi destruída e ficou neste planeta. Logo, o Space Jocker também. O que a equipe de Ellen Ripley encontrar lá, são as causas deixadas pelo “proto-alien”.

  56. A ilustração do mural parece muito com a Rainha! Prestem atenção nos traços.
    Em relação ao código marcado, se notarem na projeção do Bridge de comando, aparecem uma sequência de Planetas, não só a terra, possivelmente as marcações nas placas de diversos povos antigos seja a combinação de planetas do holograma.

    • Aliás, um adendo: o líquido preto parece ter a mesma lógica de uma infecção viral, ele usa o hospedeiro para seu desenvolvimento. Se pensarmos, a teoria de armas biológicas pode estar correta. Os xenomorfos já existiam e independem da combinação com o DNA humano, já que ele é muito similar ao dos engenheiros. Na porta, os corpos estão com as marcas da saída de facehuggers, ou até mesmo dos xenomorfos já formados em estágio avançado.
      Lembrando que eles são assexuados e se desenvolvem botando ovos, sem a necessidade de copular, o que aconteceu com o Dr. Holloway, no caso, a Dra. Shaw foi o “ovo” apenas no qual ele colocou o esperma já fecundado, já que ela era estéril.

      • Novamente um outro detalhe: desde o momento o qual acorda, o Engenheiro não tira os olhos da Dra. Shaw, a primeira impressão que dá, é que ele sabe do que ela está falando, ou pelo menos sente que algo com ela é diferente!

  57. Pessoal, vai minha explicação para os hologramas em que os Engenheiros fogem de algo: o processo de abdução que eventualmente alguém diz sofrer serviu aos Engenheiros para teste do LP+Humano que, conforme o filme, resulta em Lula Alien. Claro que com um resultado desses os Engenheiros se viram ameaçados e objetivaram a destruição da raça humana, afinal eles são mais fortes que nós, mas perdem para as Lulas, clássico Darwin.

  58. Alien e Aliens são dois exemplos de ação + scifi em dose funcional, mostrando uma criatura muito bem bolada. Prometheus é a maldita mania de tornar tudo “EPIC” que andam fazendo hoje em dia, pegando uma idéia simple de bioarma alien, que aparece no primeiro alien e poderia ser explicado mostrando algo menos “deuses astronautas” e focando nave, armas e cientistas menos idiotas encontram criador de ovos.

    O filme prova que Ridley continua um incrível diretor de efeitos visuais, mas a tentativa de “eram os xenomorphs” quebrou mais um pouco, um dos melhores matadores scifi, o alien.

    Eu juro que fiquei com medo de aparecer “os engenheiros nos odeiam porque ficamos adorando os predadores”.

    É um filme sobre o visual, não tem muito para revelar na sequência, apenas maravilhar a platéia e expandir a idéia de deuses e criaturas, eu espero que o planeta Paradaise não seja vizinho de Pandora… liquido preto + hippies azuis = diarréia.

  59. Adriano Bola Says:

    Minha teoria pode ser interessante.  

    Engenheiros são seres desenvolvidos que percorrem o espaço atrás de soluções viáveis para sua sobrevivência.

    Analiticamente como nos que um dia teremos de encontrar outros planetas para povoar ou extrair matéria prima.  

    Nas viagens descobrem um ser altamente adaptativo, totalmente preparado geneticamente para sobreviver em qualquer lugar do espaço. Observam que o mesmo apresenta então um código genético que apresenta genes de rapidez de multiplicação celular,pois chegam a faze adulta  em dias, apresentam genes de extrema adaptação ao meio, pois conseguem adaptar-se a qualquer atmosfera além da multiplicação rápida.   Então prendem uma rainha ou um espécime adulto na colônia científica deles. Daí o porque daquela gravura naquele salão. Poderia haver um espécime adulto, original preso em criogenia atrás daquele portal. Bem protegido contra fugas.  

    Agora porque ele esta ali? Pensem, como engenheiros genéticos, se for combinado apenas os genes da rapidez de crescimento, adaptação evolutiva e da resistência, somados aos genes dos engenheiros,os mesmos poderiam em ensaios controlados, fazerem clones de si mesmos, capazes de evoluir e viver em qualquer planeta. Não haveria mais para eles problemas com sobrevivência da espécie no universo. Eles levariam o melhor do alien e uniria ao restante do código genético deles para produzir o ser perfeito, inteligente e capaz de se adaptar em qualquer lugar que for semeado estes híbridos.  

    Então o líquido preto na minha opinião é um tipo de suspensão com os códigos genéticos, altamente reativos que eles extraem do alien que tem preso. O Negócio é tão reativo que sofre alterações até com o clima, por isso deve ficar gelado. E se encostar em alguma coisa, mesmo em pequenas frações, reagirá com com código genético do hospedeiro e causara tanta mutação que consumirá a matéria deste ser.  

    Então eu acredito que deste líquido preto, que é apenas uma matéria genética bruta do alien, eles retomaram apenas os genes da capacidade de evolução, rapidez e adaptação ao meio. Eu chamo este refinamento de Catalizador de Materia. Por isso no começo do filme o Engenheiro, em uma cena romântica da criacão da vida, toma o catalisador de matéria, que se apresenta não como o líquido preto e sim uma substância de cores diferentes. O catalisador então se funde com os genes dele, com o meio daquele planeta e faz sua função que é produzir a biogênese de Darwin. Eu acredito que eles fizeram esta biogênese em vários planetas, tanto é que na nave deles tinha um mapa com vários planetas semeados. E apos a semeadura, eles vem acompanhando a evolução de seus clones sistematicamente ate que algo acontece.

    Algum Engenheiro se contaminou como o robô fez com o personagem do filme, este engenheiro voltou para casa, dormiu com sua Engenheira, que seu a luz há um Facehugger e a coisa perdeu o controle dentro do laboratório. A coisa infestou rápido demais, e o planeta se tornou incontrolável. Lembrem-se que o código genético do Engenheiro é semelhante ao dos humanos, por isso pode-se dizer que ocorreu a mesma coisa com eles.

    Baseado na rapidez de complicação que trabalhar com os genes dos aliens pode causar, a ponto de perderem planetas inteiros, civilizações inteiras, eu acredito que eles entraram em quarentena máxima. Destruir todo e qualquer gene alienígena no espaço, incluindo todas civilizações que sentaram com o catalisador de matéria alienígena. Não importando se com os humanos não se manifestou problemas. Eles entenderam que este gene deve ser abolido antes que ele se mute entre os humanos ou qualquer outros clones e no final a dominância do gene alien ache um feito de reinar, como aconteceu no laboratório com o mínimo contato.

    Então preparam naves com quantidades astronômicas de líquido preto para consumir todo ser vivo do planeta, que assim os consumirá, explodindo suas cabeças, ou os transformando momentaneamente em seres bizarros e agressivos que se destruíram ou morreram antes.

    Mas eu acredito que de alguma forma a contaminação saiu do planeta bélico e chegou ao planeta natal deles também. Talvez quase extinguindo—os no universo. Por isso a admiração do engenheiro ao ver seu clone tão evoluído e também a necessidade de destruí-lo, o gene que ele carrega destruiu sua sociedade em vez de multiplica—lá. Acho que a cientista ao chegar no planeta dos Engenheiros irá encontrar o caos e Engenheiros arrependidos.

    E ai a teoria passa?

  60. muito boa…
    eu acho que eles levaram alguns humanos para fazer testes, e viram o que dava.
    por isso ele quis matar todos quando os viu, pois sabia o que aconteceria entre o contato de seres humanos com o liquido preto.
    Como seres humanos tem apenas uma parte do dna dos engenheiros, o bicho parece uma lula.
    Ja com os engenheiros, o bicho sai mais evoluido.

  61. mateus laine Says:

    E se a história tem mais a ver com a bíblia. Do que imaginamos?pensem,talvez os engenheiros nos criaram e gostaram muito de nos,mas um grupo de engenheiros (talvez os tão chamados demônios) se rebelaram com essa ideia e queriam nos destruir há mais ou menos 2.000 anos atrás,coincidência não?ai deus,ou seja ,os Engenheiros que nos criaram travaram uma batalha com os rebeldes e os impediram de vir destruir a terra,imaginação hein?rs

    • mateus laine Says:

      E depois da primeira cena em que o engenheiro se dissolve, criando outro DNA,acontece talvez o que diz na teoria de Darwin,foi evoluindo até chegar nos seres que hoje habitam a terra,talvez seja realmente a terra.

  62. Assisti o filme hoje e já corri na net pois tdo que falaram aqui foi o que entendi tambem pois assisti ao filme 2 vezes seguidas e tenho a mesma opiniao!

  63. Anaconda Transmontana Says:

    A cobra inicial descendente das minhocas vistas na pegada tem diferentes efeitos no homem e no engenheiro!! No homem origina o alien, no engenheiro origina o predator!! Por isso os halogramas dos engenheiros a fugir! Eles estavam a fugir do predator!

    • Por acaso alguém se atentou para dois detalhes estranhos nesse filme? Em uma das cenas que os cientistas estão na câmara que contém os ”ovos” procurando pelos dois cientistas que ficaram pra trás(os dois já estão mortos por sinal) logo após eles ”falarem os ovos nao estavam assim qdo estivemos aqui” aparece o piloto da nave e do lado direito da tela aparece a mira do predador passando (exatamente a 1h: 06 min e 51seg de filme (na minha versão). Fora isso na mesma parte (qdo eles estao na câmara) aparece o som do ”rugido” do predador… Prestem mta atenção pois é dificil de ouvir e de ver a mira porque a cena é mto rápida… O que vocês tem a dizer sobre isso?

      • Amigo, a respeito da mira do predador, realmente a mesma aparece. Assisti ao filme, mas como estava muito cansado (assistir um filme desses cansado não dá!) nem me toquei direito do que tinha visto – pensei até que fosse alguma falha do filme rsrs.

  64. Acabo de ver o filme, meio atrasado em relação a vcs
    mas o que eu notei que no filme alien 8 passageiro
    existe uma espécie de “canhão” parecido com aquele dos “arquitetos”, pelo que me lembro, pois já faz uns 8 anos que o ví. Mas o roteiro é bem parecido, vou rever alien para poder falar com convicção, pode ser o primeiro alien também por esse motivo vou pesquisar

  65. Eu já vi esse filme umas 10 vezes , tem muita coisa que está deixando um ponto de interrogação , mas uma coisa é quando aparece aquela imagens holograficas dos engenheiros correndo , porque eles estavam correndo ?

  66. como vcs adorei ao filme, oq não me lembro é a cronologia dos filmes o primeiro alien foi em 79 mas se passava em que ano? e os outros também não lembro, pq Prometheus se passa em 2098, mas daí como seria a criação do Alien dos outros filmes, a cronologia para mim não bateria, pq se não me engano o primeiro aliens se passou antes de 2098, mesmo assim muitas coisas que não entendi e com alguns esclarecimentos da galera que deixam suas mensagens aqui, foram esclarecedores, vejo que muita gente ama cinema e filmes inteligentes, obrigado galera, e ve se sanam essa minha duvida ok!

    • Bem… Prometeus não segue uma cronologia com alien, apenas demonstra uma possível forma de combinação para criação deles, não necessariamente acontecendo sendo feita o nascimento do primeiro alien em 2098.

      • verdade, eu comecei a ver todos os outros filmes do Aliens e do Predador, para ver se pego ou junto algumas coisas de todos os filmes, uma coisa é indiscutivel eles estiveram aki e nos outros planetas a milhares de anos, a ponto do ser humano cultuá-los, mas o como e de onde são os aliens e os predadores isso ainda nao sabemos, num filme q assisti esses dias do aliens x predador aparece uma nave do predador num planeta bem evoluido, mas só isso, creio q ainda vamos ter muitas surpresas vilões de hj não serão no futuro e os bonzinhos hj serão os vilões!

      • Inclusive, quem garante que talvez o Predador não teve a mesma origem que o Alien, ou seja, o tal liquido preto combinado com outro ser… Este filme abre possibilidades para tudo!!

  67. danielmacasella Says:

    Interessante que a maioria dos comentários nos coloca (e os “engenheiros”) numa condição de criador e descendentes… protagonistas do universo. Eu vejo os “engenheiros” muito mais como numa posição subserviente a “outras” raças do que qualquer outra coisa. Logo na primeira cena do filme a “nave mãe” fica lá esperando o ser humanoide cometer suicídio (mesmo que para criar vida) o olhar dele está muito mais para como de alguém que está sendo “obrigado” a fazer aquilo do que querendo. Penso que ainda vamos ter uma surpresa com a continuidade. Para “nossa raça” (engenheiros e nós) sobrará um papel bem “menos nobre”… Parece muito mais que os humanoides (engenheiros) são os “empregados” responsáveis por “montar e desmontar” o parque de diversões. E, quando muito, vimos em Promethues (o filme) uma tentativa de revolução sufocada por predadores. Pq será que não aparece no meio do filme o responsável por decepar a cabeça daquele primeiro “engenheiro”? (no holograma, mesmo). Quem, da “franquia” (crossover) tem o costume de decepar cabeças e pior, tem tecnologia que gera invisibilidade?

  68. Felipe Miranda Says:

    adorei o filme , concordo com muitas opiniões aqui do pessoal , mais não vi nenhuma tipo essa que vou sitar agora ! alguém reparou que o alien dos outros filmes tem a mesma caracteristica do engenheiro , tipo torax , perna braço ?
    para min tem tudo a vêr isso , se não é identico tem muito a vêr porque são bem parecidos ! principalmente o alien do 8 passageiro olha a semelhança grande

    engenheiro = http://www.toyart.com.pt/16532-large/prometheus-engineer-chair-suit-series-1-deluxe-2-pack-action-figures-22-cm.jpg

    alien = http://img1.mlstatic.com/alien-8-passageiro-classic-neca-23-c-m_MLB-O-3107241708_092012.jpg

  69. depois de muito tempo vi o filme ontem a noite em dvd. Vendo em dvd pela segunda vez fui parando a cada duvida, quadro a quadro. Deixo aqui então algumas ideias e relatos:

    1 – Reparem que o pote que carrega o material que o 1 engenheiro bebe (e o faz dissolver) no inicio do filme tem a tampa em forma de uma árvore (árvore do fruto proibido?) Uma alusão a versão da igreja da criação do universo?

    2 – O engenheiro não bebe o liquido preto não. Passem quadro a quadro e vão ver. Após abrir a tampa com desenho de árvore da vida uma pequena casca protetora (em contato com a atmosfera dissolve, lembra da sala da cabeça grande, a atmosfera o que fez?).

    Após dissolver a casca protetora o pote contem algumas capsulas meio gelatinosas de varias cores, não um liquido preto.

    3 – Ao beber essas capsulas (e não o liquido preto), ai sim, seu corpo se dissolve. A reação química proveniente da ingestão das capsulas gera o liquido preto.

    4 – O LP desconstrói o DNA, o recompondo (teoricamente) em outros seres, como nós os humanos. Haja visto que começa a divisão celular.

    5 – não se passam milhoes de anos até o inicio da divisão celular não, passem quadro a quadro que vão ver, assim que o dna começa a se recombinar e as celulas a se dividir, no plano do fundo, ao mesmo tempo vemos passando a mão do engenheiro ainda se liquefazendo. Ou seja, não demorou milhões de anos, foi instantâneo.

    Avançando um pouco.

    6 – Ao entrar na sala a atmosfera muda (talvez pelo ar gerado pela terra formação) assim como aconteceu com o lacre do pote do 1 engenheiro. E com isso um liquido preto vaza para o chão.

    7 – Na sala da cabeça grande as minhocas (vermes) locais são mostradas, e o liquido preto cai neles. E mais tarde gera a cobra sinistra que ataca e mata os humanos (veja que ela não se transformou em nada, apenas atacou e ficou escondida na garganta, em seguida quando foram buscar o cara na sala ela salta da garganta no mesmo formato, sem metamorfose alguma.

    8 – Na sala da cabeça há varios desenhos do alien no formato que nasceu no final, prova incontestável que os engenheiros já os conheciam.

    Com base nisso segue minha teoria.

    Para se originar o LP é necessário o sacrifício de um corpo com as características genéticas do engenheiro. Eles ingerem um composto de capsulas (pois o que o 1 engenheiro bebeu nao foi LP) e o corpo se dissolve, gerando o precioso LP capas de acelerar mutações / evoluções, para o bem ou para o mal (sabe-se lá como eles podem manipular o LP com sua tecnologia).

    O Objetivo de tudo é gerar o LP, mas não queriam ficar sacrificando sua propria espécie, então geraram clones geneticamente quase identicos para que pudessem servir de sacrificios (para gerar uma vida, é necessário sacrificio) eliminando a necessidade de se sacrificar engenheiros.

    Não sabemos ao certo o porque eles querem o LP, mas sabemos que eles conhecem o alien, então, eles podem querer criar e usar o alien para atacar planetas, ou como defesa, algo do tipo. Mas podemos confirmar claramente que eles cultuam / respeitam os aliens.

    Quem sabe os engenheiros não são os responsáveis por fornecer aliens para a caça para os predadores? hahaha vai que…

  70. Complementando, acho que os engenheiros fugiam das cobras tambem (as que se originaram pelas minhocas locais). Deve ter vazado por engano liquido preto nelas e elas viraram as monstrinhas que conhecemos e começaram a atacar os engenheiros, entrando em seus corpos e fazendo buracos.

  71. Vai ver também que, aquelas capsulas que dissolveram o engenheiro vem de algum composto do aliem (feito do sangue acido talvez) e ai entra a relação de culto ao alien, pois ele que possibilita obter o liquido preto e manipular ou acelerar a evolução de uma espécie e outros usos que desconhecemos.

  72. Segue o link de vários prints que acabei de tirar do dvd http://imageshack.us/g/1/9863449/ em adiconal, prints do mural e dos estagios de transformação do cara que o david “envenenou” com o LP

  73. PompeoCascavelPR Says:

    Talvez os engenheiros não pudessem mais se reproduzir por conta própria e sua espécia iria ser extinta. Então eles estavam tentando recriar sua espécie em outros planetas com seu DNA e o liquido de evolução rápida.
    Como deu merda no laboratório deles, eles não puderam acompanhar o desenvolvimento dos humanos e ir aperfeiçoando a espécie com o liquido.
    Quando o engenheiro é acordado vê que ficou dormindo por mil anos (não sei quanto tempo ele dormiu) e sai arregaçando tudo pela frente para correr para a terra e jogar o liquido preto para fazer evoluir os que estavam alá, pois ele talvez seja o ultimo de sua espécie, e não pode ficar se enrolando sabendo que o que matou os outros engenheiros pode matar ele tbm.
    Ele não tá preocupado em matar os humanos ali, pq eles são apenas cobaias e ele não pode correr o risco de ser atrapalhado, ou eles podem estar contaminados tbm e ele não pode se arriscar.
    O amigo acima pergunta pq ele tava com tanta raiva da doutora. Bem ele já matou alguns humanos para não correr o risco de ser atrapalhado, e mesmo assim foi, já que derrubaram a nave dele; com isso condenou a espécie dele a extinção. Ainda mais, a doutora já tinha dado vida a um alien. Alem dele estar puto, a mulher podia continuar a dar vida aos aliens, portanto devia ser morta.

  74. Não tenho a manha de analisar o roteiro tentando entender a genealogia das criaturas, mas achei interessante sua análise. Não gostei do filme como um todo. Há cenas interessantes, mas achei Prometeus muito fraco. Criaram muita expectativa e o filme é inferior a outros do gênero. Há buracos na trama que ficam completamente sem sentido. Achei que o diretor se perdeu pois a trama deixou vários personagens sem propósito. Incrível uma expedição tão importante acontecer com pessoas que sequer se conhecem e que se odeiam. Incrível que cientistas sejam pessoas tão despreparadas e desqualificadas. Parecia uma expedição de mercenários, o que não era o caso. É nesse sentido que as coisas não me agradaram. Buracos e mais buracos no roteiro e estereótipos de personagens ja vistos nos velhos filmes de ficção: o velho avarento e ambicioso, os mercenários, o militar pragmático, a cientista que ama a ciência. Enfim, isso me fez pensar que Ridley Scott está velho para filmes desse tipo ou Hollywood tem os piores editores que posso acreditar.

  75. Quero saber o que aquela “lula” comeu pra ficar tão grande????
    Esse foi o erro mais grotesco do filme.

  76. A “lula” é filha da Shaw com o namorado que estava infectado pelo líquido preto

  77. Esse foi um erro também no filme de 79. O xenomorfo cresceu sem alimento algum. Abusaram demais da licença poética.
    Quanto ao líquido pode ser qualquer coisa, ainda não dá pra sabermos. Talvez os “engenheiros” nem tenham criado aquilo, eles podem ter encontrado em algum lugar no espaço, como parte mesmo do universo. Pode ser dali que surgiu toda a vida no universo e eles estavam fazendo experiências….(matéria negra, origem da vida, etc…).
    É aguardar pra ver a sequência.

  78. Imagino que a gosma preta seja o “líquido da vida” (por isso acredito que a sala da gosma preta era um santuário) e age em cada ser de forma diferente. Quando no planeta X dos engenheiros criou os Engenheiros. Os mesmos ao descerem, por motivo qualquer: descansar, fazer uma base, naquele planeta inóspito, em contato com a forma de vida que ali havia “as minhocas”, se transformou na “Cobra-Louca-Espacial-que-Gospe-Acido” a CLEGA (rsrs).

    Como os Engenheiros são feitos da gosma preta, e estando nesse planeta, a gosma começou a agir loucamente dentro deles, o que fazia suas cabeças explodirem, (vide a cena quando examinam a cabeça decepada, há movimentos do líquido negro) mas não se transformavam em nada.

    Isto posto, eles estavam correndo, provavelmente de um deles mesmos, que pode ter tido uma outra transformação, ou mesmo do ultimo que foi decepado.
    Os Engenheiros, viriam a Terra para criar novas formas de vida como sempre fizeram nos tempos antigos.

    O ultimo Engenheiro acordou de muito mal humor, e achou que os humanos ali eram formas de vida ameaçadoras que vieram impedir de fazer seu trabalho de criar novas formas de vida, e talvez houvessem acabado com toda sua tripulação, afinal o cara dormiu por muito tempo e o tempo todo.

    A sala era um santuário para o líquido preto que gera a vida e uma tumba de algum deles já havia se transformado no alien antes, por isso o rosto humano gigante e o desenho do alien juntos na parede.

    Tudo conjecturas…

  79. Eu sinceramente acho q nao adianta ficar colocando e supondo teorias sobre o que o Roteirista ou o Diretor quis dizer!
    Acho q ajuda escutarmos e compartilharmos ideias para criar pelo menos um senso logico e tentar entender a cabeça deles!

    AQUI VAi A MINHA TEORiA:

    O que eu meio q acho q o roteirista pensou, vendo o filme 1 vez e lendo curiosidades e fatos de pessoas q viram o filme 1,2 ou 10 vezes é que o fato de ter um Alien na parede da nave ilustrado, cria-se o consenso lógico q OU eles temiam e respeitavam muito aquele ser OU Era um experimento, uma adoracao, etc, inuneras possibilidades , mas todas apontando q era um ser venerado e muito importante,
    Eu acredito q a mais importante mensagem q eu peguei foi que o que os Engenheiros queriam unicamente era uma forma de criar o Alien no “”atacado”” e sem prejudicar a propria raça!
    Por isso passam de planeta em planeta criando ( se sacrificando ) novas especies q tenham um pouco do seu DNA, e depois de muitos anos voltarem para todos os planetas que percorreram com bastante liquido preto, pois assim poderiam contaminar um certo numero de homens ! E pq isso? No filme quando o infectado pelo LP transa, no dia seguinte a mulher ja ta quase parindo! ! Imagina só quantas lulinhas iriam nascer na terra se uns 100 mil homens ou 50 milhoes fossem contaminados?? Cada homem transa com no minimo 1 mulher!
    Depois disso oq acontece???? Pra que os Engenheiros iriam querer um monnnnte de Lulinhas daquelas, se para se ter um Alien que eles veneram precisa de um Engenheiro ? ( isso supondo, pq no filme a lulinha se transforma em um monstro , e pega o Engenheiro, e nasce um Alien…e se tivesse pegado a Mulher, oq sairia? Pode ser q sairia um alien da mesma forma!! Assim sendo, o planeta terra logo se transformaria em um planeta de Aliens!
    Se pensarmos no fato de que só se pode criar um Alien com um Engenheiro, entao esse plano q eu acabei de escrever no paragrafo acima iria para o brejo, MAS eu para n desistir tao facil, coloco a possibilidade q depois de infectado pelo LP o Humano n morre, e sim se transforma em Engenheiro ou algo muito parecido! Acho q tem fundamento pq o cara é infectado e dorme de boa, acorda, transa!! O Engenheiro no começo toma e ja morre imediatamente!
    Sendo assim. As mulheres da terra estariam parindo lulas, e no dia seguinte homens iriam se transformando em Engenheiros, e as lulas iriam atacalos e assim sendo, nasceriam milhoes de Aliens!
    A unica coisa q n entendo é pq os Engenheiros, os primeiros, querem tanto isso,! Tantos Aliens!
    Mas isso n faz diferença, pois o importante aqui é saber q no filme, nós seres humanos somos apenas uma experiencia barata, e n fazemos diferença nenhuma p eles! Somos clones baratos, lixo! Tanto q o cara acorda, olha pros humanos e pensa: “”mas q porra é essa, oq esses otarios tao fazendo aqui, como vieram parar aqui!””

    Pq mostra os Engenheiros fugindo loucamente na nave? Ue algum engenheiro infectado por acidente pode ter tido relacoes sexuais ou coisa do tipo e criado um alien ali na base, e eles lacraram tudo! Sobrou apenas um q estava dormindo sem saber oq aconteceu ou esperando ajuda! Acho q o tempo passou e o Alien acabou morrendo…

    Pq eles vinham nos visitar a muito tempo? Sei la, para ver como esta saindo a nossa evolucao e tal! Irrelevante!
    O fato de os primordios escreverem na parede n significa q os Engenheiros estivessem nos convidando! O ser humano é curioso!
    Enfim essa è minha ideia do filme e ficaria muito surpreso se
    Fosse algo mais fantasia!
    Um abraco

  80. Ricardo Tavares Says:

    Galera…estou vendo os posts aqui e logo percebo que nem Ridley Scott sabe o que fez, a não ser INSTIGAR a nossa curiosidade científica.
    Cientificamente falando, fica claro que o líquido preto catalisa a evolução da espécie, ou seja, este líquido em contato com a água e ingerido por um MACACO, possa ter acelerado a nossa evolução aqui na Terra.
    Isso mostra que o ALIEN é o ápice de nossa evolução, com a recombinação ENGENHEIRO+HUMANO, uma espécie assassina, auto-reprodutiva (devido ás hemafroditas minhocas) e incrivelmente adaptativa, seria a forma de vida mais desesperada e “dominante” da espécie…a criação da própria SELEÇÃO NATURAL da espécie, onde o ambiente não seria mais relevante para sua procriação e reprodução. Um cruzamento vigoroso gerando uma forma de vida que fecharia o ciclo CRIADOR – CRIATURA – DESTRUIDOR, para a manutenção da vida.
    Vale assistir de novo o filme pela busca (criação) de novas TECNOLOGIAS ALIENIGENAS para a evolução de nossa própria espécie… este líquido preto deve representar o “caldo primordial” da evolução, que não é nada bonito e agradável, mas sujo, negro e assassino.
    A evolução da espécie se deu mais na força do que na beleza e intelectualidade….

    É bom e deixou a desejar (como a superfície da Lua pega fogo se não há oxigênio lá para alimentá-lo), mas vale porque nos faz questionar (como bons intelectuais humanos), deixando inúmeras lacunas para criar assim inúmeras franquias…..

    O certo é: O FILME EXPLICA MELHOR AS NOSSAS ORIGENS DO QUE QUALQUER RELIGIÃO, SEM PAGARMOS DIZIMO PARA ISSO!!hehehehehe

    Abraços.

    Ricardo

    • Pois é Ricardo, da mesma forma q escrevi acima, mas n com suas palavras bem colocadas, o LP faz o Alien, a questao é o PQ dos engenheiros quererem tanto q o universo seja infestado desta especie!
      Seria apenas por adoração de criar a criatura perfeita ? Tipo o engenheiro fez a criatura perfeita ou veio dela e esta no Dna querer cada vez mais cria-la!
      Quem veio antes o Alien ou o Engenheiro??
      Acho q o Engenheiro, e ele criou o Alien para adora-lo! Tipo criaram a criatura perfeita!
      Eu sei la, achei legal a maquiagem, cenario, musica, fotografia, mas o roteiro poderia ser bem melhor, acho q daria tempo p colocar em 2 horas de filme pelo menos um pouco mais de foco no objetivo dos engenheiros, pq é apenas isso q i porta p mim!

  81. Sua análise foi perfeita, porém vc esqueceu de considerar que a fox na verdade quer fazer um remake da série alien vs predador. Eu sei disso porque o próprio Scott disse que o alien desta série não irá se parecer com o alien clássico e que o universo de Prometheus se passa no de alien vs predador!

  82. Mais que corpo esse engenheiro tem heim! amei ele 😀

  83. Talvez eles só quisessem recriar uma fêmea da mesma raça que eles para continuação de sua espécie. E após varias tentativas desastrosas e frustadas resolveram tentar algo novo aqui na terra, pois este teria sido o mais próximo que conseguiram chegar deles mesmos. (Em nenhum momento vemos uma engenheira no filme).

  84. Segundo a origem da n-logia de R. Scott, o alien é um ser altamente sofisticado, quantoa sua adaptabilidade ao ambiente em que estiver inserido. Seu exoesqueleto é composto de silicio. Os humanos são baseados em complexos bioquímicos com base no carbono. Endoesqueleto baseado no cálcio. Aliens possuem uma biologia interessante na qual os líquidos internos são altamente corrosivos e o exoesqueleto de silicio faz a contenção disso tudo, sem corrosão. O conceito é muito bom! Planetas com gravidade muito superior à nossa, necessita de um “suporte” muito resistente; daí a força descomunal de um alien. Se R. Scott tomou o referencial terráqueo, onde o topo da pirâmide está um ser altamente especializado, que preda tudo abaixo dele, então o alien será a coroa sobre a cabeça do humano na Terra.
    Em outro planeta com suas condições muito diferentes das terráqueas, o topo da pirâmide pode muito bem ser superior ao alien (que considero um ser quase perfeito, pois esta criação de R. Scott tem raciocínio mais lento que seus movimentos).
    Não concordo com a discussão referente à sala onde há o painel com a figura alienígena, como também os recipientes com o líquido escuro, pois tais coisas podem perfeitamente terem sido colocadas ali, reunidos pelos “Engenheiros”, com o intuito de estudo futuro. Entendo que é uma espécie estudando as outras, que apesar de ser ou não a mais sofisticada, ter o mais amplo domínio tecnológico, e tudo mais, ainda não é a espécie que possui as características essenciais para ser o topo da pirâmide.
    Na sociedade humana, o topo da pirâmide é ainda o mais forte fisicamente. É o domínio da força.
    Qualquer ser que queira ter plenos poderes de domínio sobre qualquer outra espécie, desejará ter o máximo de capacidade mental para idealizar plenamente qualquer coisa, e é claro, a força e resistência física para a necessária intervenção presencial.
    Imaginem se R. Scott ainda venha a pensar que acima dos “Engenheiros”, exista em algum ponto do universo, onde haja uma especie que esteja acima dos “Engenheiros”, com inteligência e estrutura física superior. E mais, na posição de observadores da evolução de todos abaixo, mas AINDA sob a observação de outra espécie superior…
    Estou aqui, pensando e digitando este texto (me sentindo arrogante), enquanto discuto uma questão mais mundana e real: é triste a visão de um gari varrendo as ruas, um coletor de lixo “dependurado” na traseira de um caminhão de lixo, um lavrador com sua enxada sob o sol escaldante, uma lavadeira com um cesto enorme… trabalhos nobres? Dignificantes sob o aspecto da honestidade e perseverança? É um objetivo comum dos humanos? Há quem tenha pena. Mas se a utopia humana eliminasse este tipo de trabalho, quem o faria? Ou o que faria? Andróides? Haveria mão-de-obra menor na cadeia de produção destes andróides? Apertadores de parafusos?
    Os humanos obedecem as leis naturais que foram distorcidas por eles mesmos. Daí o planeta estar como é hoje.
    As leis naturais impostas por R. Scott, de forma a ter sua n-logia “alien”, tangenciam a humana em alguns pontos, mas permite uma visão idílica que não nos seria permitido pela forma que o humano moldou o caminho da humanidade.
    A Terra vai acabar muito tempo antes de o Sol se tornar uma gigante vermelha.
    E algum escrito antigo (que seria interessante sabermos a origem) diz que o que trazemos à superficie e deveria ficar enterrado, altera também o que está em cima (creio que a atmosfera), e quando tudo estiver à superficie, cristalizará o planeta e terminará toda a forma de vida sobre ela.

    • Elie Feghali Says:

      Kobata, muito interessante seu comentario.. E a única coisa que eu achei coerente escrever sobre esse final “”atipico”” do mesmo acima postado, é que viver, criar uma vida, ver um por do sol, a natureza, dar uma rizada, aprender algo novo, tudo isso e mais inumeras coisas que caracterizam o tal do empurraozinho para o pequeno sentimento chamado “”felicidade”” , isso, na grande maioria dos casos, somente esses tais “”funcionarios do povo””, sabem oque é! Nada mais importa para um “”ser”” em acordar todos os dias sendo feliz, sentir o milagre das coisas e o mais importante, saber que somos todos iguais, desde o brad pitt até o lixeiro que passou na porta de casa! Vc fala de trabalhos que considera triste, mas peca pois o que é felicidade e tristeza pra vc muitas vezes nao é para o outro, como o certo e o errado! Um brasileiro vai virar garcon nos EUA e ganha mais que um advogado aqui! Cada um faz seu papel no planeta, o cara que cria tecnologia e pensa “”puta imagina só, ainda bem que tem alguem catando o lixo nas ruas”” o cara que esta catando lixo chega em casa e assiste um programa em uma tv criada por esse mesmo cara q esta pensando sobre ele “”puts, como tem pessoas inteligentes no mundo””, e por ai vai! A comparacao que usou entre o filme e a vida real, no aspecto de um obedecendo a raça superior nao vale na minha opniao, pois os que estao la embaixo na chamada piramide, muitas vezes, nao se acham muito diferente dos que estao la em cima! E com razao!

  85. eu queria saber,se alguém sabe como os país da dr.shaw morreram?

  86. Não quero ter a resposta. Nem pretendo. Não considero que qualquer atividade humana seja melhor ou pior. Nos conceitos humanos, atividades braçais são menores. Os humanos conceituaram isto e a aceitação por parte daqueles que vivem nos grupos sociais é que faz com que haja a “qualificação” destas atividades. Organograma é uma criação humana para valorizar cada posição na estrutura ou cadeia produtiva.
    Os humanos consideram que um monge não tem lugar em sua estrutura social como é hoje. O indivíduo não possui os mesmos conceitos que qualquer indivíduo social na sociedade moderna, pois sua visão de viver bem, não corrobora a teoria e regras sociais que os humanos criaram para a manutenção desta sociedade. Os mais fortes, mais capazes, os melhores segundo estas leis humanas, vão preponderar sobre os menores. Não sou o criador destas leis.
    Muitos morrem por estas leis, regras, regulações ou o que seja. Mas não há nada que impeça quem produz estas mortes, pois os mais fortes vão sempre sobrepujar. Os mais fracos vão perecer. O conceito de selvagem é subjetivo.
    O conceito de humanidade só serve aos que detêm o poder.
    Um indivíduo aceita qualquer proposição que lhe seja favorável, mesmo que inicialmente lhe seja estranha. O hábito fará o monge. Assim os humanos preponderaram e ainda se mantêm no topo da cadeia alimentar.
    Os humanos são os únicos seres que habitam este planeta, que predam seu semelhante, começando por classificar por menores, e assim manter o controle sobre os mesmos.
    É diferente de uma hierarquia de manutenção de ordem e funcionalidade do grupo social.
    Não há lider no grupo humano, mas um predador que sobrepuja sobre os outros.
    Quando se lê algo como o que se segue:
    “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.
    Ayn Rand
    Não tenha essas esperanças que suas palavras mostram.
    Não precisamos de teorias conspiratórias para entendermos o que é a sociedade humana, hoje.

    • Elie Feghali Says:

      Sabe quando você lê uma frase, que ao terminar fica maravilhado e ao mesmo tempo espantado em como uma pessoa coloca em apenas algumas palavras um resumo de praticamente tudo, e logo depois percebe que é algum filosofo cujo corpo ja se decompos a muitos anos? E se pergunta “””puts, como um cara que morreu a seculos sabe coisas tao profundas que ecoam eras”””! Pois é, a sociedade humana, qualificada acima por vc como “”condenada”” já é assim a muitos anos, na verdade sempre foi e será, pois somos assim! Ganancia, e um vazio no peito nos faz assim, famintos, criamos buracos para alimentar! Procurar um proposito é a chave de tudo, mas nao o ter as vezes é o caminho!

      • nem sempre fomos assim, basta buscar um pouco na arqueologia e vai perceber.
        e na realidade não somos assim, mas escolhemos viver dessa maneira torpe.
        se você é capaz de se maravilhar com essa frase deveria entender que não é do ser humano que ele fala, mas sim da maneira que tratamos nossa sociedade.

  87. Bom, o que eu percebi no filme foi o seguinte:
    Aquele liquido negro seria alguma espécie de elemento que consegue gerar vida a partir de outra ou simplesmente evoluí-la. Os engenheiros estariam fazendo diversos experimentos, “criando” vida, ou buscando por alguma espécie “perfeita”.
    Eles devem ter vindo até a Terra e nos criado, da forma como mostra no início do filme. Devem ter feito isso em diversos planetas diferentes. Com planetas diferentes, com atmosferas diferentes e tipos de habitat diferentes essa espécie LP + engenheiro, se desenvolveriam de formas diferentes nesses diversos planetas. Eles então se afastariam e esperariam com que eles se desenvolvessem. Aí eu acho que vem a parte deles quererem destruir os humanos, eu acho que pra eles, terem criado os humanos foi um erro, algo que não deveriam ter feito. Talvez pelos humanos serem uma espécie imperfeita, e cheia de defeitos, como se pode ver no post do nosso amigo acima. Estando em busca de uma espécie “perfeita” os humanos teriam dado errado e então queriam nos destruir para não gerar problemas. Mas assim, acho que pra terem a certeza de que nós não prestávamos, eles pegaram um de nós para estudar. Viram que os humanos poderiam ser bem evoluídos, desde que fossem um pouquinho mais perfeitos. Eles devem ter tentado utilizar o LP em nós pra gerar uma outra vida e ver o resultado, só que começou a dar errado. Isso pode ter acontecido naquele planeta mesmo do filme, gerando o Alien, que pode ter sido a causa da morte dos engenheiros ali. Como vocês podiam ver, o que eles pegaram estava decapitado e isso é uma característica do Alien também, decapitar.
    Não é certo eu afirmar isso mas, também, eles podem ter visto isso dar errado antes. Tipo, viram que os humanos eram perigosos por terem a habilidade de gerar essa espécie, então, viriam até aqui para acabar com agente de vez, pra não correrem perigo.
    Não sei, só sei que eu quero uma continuação xD

  88. Cayo Lourenço Says:

    Os Aliens nascem com formas diferentes dependendo do hospedeiro… aquele alien que aparece no final é o primeiro alien “tipo um alien rei” que tem a capacidade de mudar de sexo…assim quando crescer colocara ovos e nascera o facehugger conhecido…porem quando os outros aliens nascerem vão mata-lo pois como nas colmeias só. pode existir uma rainha..e como ele é femea e macho..será. assassinado para dar origem a primeira rainha..assim dando mais sentido para a frase PARA SE CRIAR UMA NOVA VIDA, UM. SACRIFICIODEVE SER FEITO..)

  89. resumindo o Alien do final do filme é ou ñ é o Alien q estamos habituados a ver?

  90. Não esqueçam que o alien se adapta de acordo com a especie infectada como é o caso do runner do Alien 3 E do predalien de alien vs predador 2.
    O alien do prometheus devia ser um protótipo ainda em desenvolvimento para criar o resultado final.
    E mais se o alien foi gerado e se adaptou a partir do engenheiro e os engenheiros criaram as outras especies a partir do proprio DNA o alien tem potencial genético pra se adaptar a qualquer especie conhecida e a longo prazo se tornar o alien que todos conhecemos.

  91. Seria bom mesmo se tivesse um segundo filme…

  92. e o predador ?

  93. de todos que comentarão o filme só tem uma coisa que vcs ja prestarão atenção porque o Alien foi projetado como o do verdadeiro filme Alien o 8 passageiro o que tem aver prometeu com Alien o filme (bom galera bem sabe que na verdade em esculturas encontradas a milhares de anos tambem existe esse formato de vida alienigina sera que eles escondem de nos a verdadeira forma que encontraram no mexico a ficção existe mais seguilas em varios filmes é estranho demias.

  94. Sara Burela Says:

    Cheguei tarde no post mas eu amo a franquia Alien e gostaria de deixar um comentário.
    Eu concordo com a resposta do Rafael Cavalcanti e acho que o Humanóide se sacrificou para trazer uma nova espécie, que poderia se proliferar em outro planeta. Eu acho que o fato desses Humanóides cultivarem e “venerarem” a substância preta é que de certa forma, eles creem que tem absoluto controle sobre ela e assim podem usá-la como uma arma biológica, destruindo outras civilizações. No entanto, ela possui um poder de mutação muito complexo e letal. Talvez os sinais deixados na Terra (as pinturas rupestres) tenha sido um convite mesmo, e a idéia deste convite seria levar humanos para serem sacrificados e assim obter mais uma informação sobre uma nova mutação.
    é um assunto para discutir horas e horas. Adorei mesmo este post, muito bem abordado.

  95. entao eu acredito q seria tolisse não ter um segundo filme….pois..a varias coisas em aberto..no filme..mais já pararam pra pensar q akele primeiro engenheiro poderia estar sendo executado..e sem querer ..criou se uma nova vida..!!…..q ..talvez os engenheiros nos vejam com uma especie inferior ..e nem nos temam..entao pq destrui algo q nao os afeta….agora depois de alguns milhares de anos humanos invadirem a nave deles acordar o engenheiro adormecido..que provavelmente era o unico q sobreviveu depois dakela cena olografica dentro da nave em que os engenheiros morrem..é eu ficaria meio bravo ,.. e tb lembrando q o cara acorda sem saber ao certo..o q acontece .e talvez a ultima lembrança dele seja a morte dos outros engenheiros….é eu ficaria meio bravo e com vontade de sair daquele planeta…!! entao..talvez muitos segredos estejam nakele planeta…por isso no final do filme aparece a doutora desbravando o planeta..!!..o alien..provavelmente foi um resultado de varios acidentes.geneticos…Valew

  96. Eu vi muitas pessoas dizendo que o LP seria uma espécie de arma biológica e que teria saído do controle dos Engenheiros.

    E se o LP fosse só um estágio de tal arma? Se o Alien for o estágio final dessa arma? Se a nave que iria para Terra (novamente) fosse com o intúito de deixar tal arma fazer o serviço?

    Acredito que existam mais coisas antes dos Engenheiros (que podem vir na continuação do filme) e que talvez exista um medo, até certo ponto, da cria superar o criador. Porque talvez seja o caso da relação: Alien e Engenheiros.

  97. Se os Engenheiros são brancos, de onde surgiram os humanos “pretos”(afrodescendentes)?

    shuashua Que pergunta Racista.

  98. Urbanoide diz:
    28 de maio de 2013 às 11:29

    Tbm concordo, como muitos já disseram, de que Prometheus é um preludio de Alien. Mas, seguindo a cronologia após Prometheus, ficaram algumas dúvidas no ar que deixam muitas dúvidas sobre isso.
    Como podemos verificar no final de Prometheus (após a colisão das naves), a nave dos engenheiros se espatifa no solo do planeta LV-223. Após a queda, a Dra. Shaw se dirige para o módulo de sobrevivência. O androide David avisa que o engenheiro (piloto da nave) não morreu na queda e esta a caminho do módulo para matá-la. Ou seja, ele saiu daquela poltrona/cadeira de lançamento, tirou o capacete protetor e o exoesqueleto. Só que é aí que começa uma das dúvidas. Se o engenheiro deixou a poltrona/cadeira de lançamento da nave e foi morto pelo alien no interior do módulo de sobrevivência, e partindo do princípio de que estamos falando da mesma nave alienígena de Prometheus e de Alien, como podemos explicar os restos mortais do engenheiro que esta na poltrona/cadeira de lançamento da nave visitada por Kane, Dallas e Lambert, em Alien? Se vcs se lembram, os três tripulantes verificaram que os ossos estavam quebrados no sentido de dentro pra fora, como se algo tivesse saído de dentro do corpo. Sendo assim, havia um corpo na poltrona/cadeira e, neste caso, não poderia ser o mesmo engenheiro de Prometheus. Outro ponto a ser levado em consideração são os planetas. Eles eram os mesmos? Pelo que me lembro, o de Prometheus era LV-223 e de Alien era LV-426. As informações não casam!!!
    Outro ponto que ficou no ar é em relação ao módulo de sobrevivência. Quando a nave Nostromo chega ao planeta LV-426 e verifica a presença da nave dos engenheiros, porque não verificaram no “radar” a presença do módulo de sobrevivência. A Nostromo é bem avançada em termos de tecnologia, portanto, ao ser feito uma varredura (escâner) do terreno o módulo seria detectado.
    Entre os dois períodos, Prometheus (2094) e Alien (2122), existe um salto de 28 anos. Se fosse o mesmo planeta a equipe do Nostromo (Alien) teria encontrado, também, os corpos dos engenheiros amontoados pelo chão (isso é uma possibilidade!).
    Bem, se por um acaso os planetas fossem diferentes, podemos deduzir que os engenheiros tinham diferentes bases militares espalhadas pelo cosmo, com a mesma finalidade.
    Aproveitando a deixa, uma coisa que não faz muito sentido é em relação à personagem vivida pela Charlize Theron (Vickers). Pelo que sabemos, ela é filha do magnata/empresário Weyland, que financiou a viagem. Existe um diálogo entre os dois, em que ela diz + ou – pra ele que, todo rei, ao final de seu reinado, deve entregar o seu legado ao sucessor, no caso aqui, ela. PERGUNTA: porque uma jovem linda, rica e poderosa iria deixar o planeta natal, se embrenhar nos confins do espaço, com uma tripulação totalmente desconhecida, em busca de um “suposto” planeta que sequer sabia se existia, com base em dois cientistas jovens e desconhecidos na área científica, partindo da premissa de que nunca ganharam nenhum crédito pelas suas descobertas? Simplesmente para acompanhar o pai? Ou talvez ela tbm estava em busca da vida eterna? Ela, gananciosa que é, com certeza optaria em ficar aqui na Terra e “tocar” os negócios do pai. Seria uma decisão lógica.
    Não sabemos se ela morreu! Ninguém viu o corpo!

  99. Thiago Marinho Reis Says:

    Acabei de assistir o filme (mais uma vez) e algumas considerações me ocorreram:

    1 – Em Alien 1, os humanos encontram um mundo (corrijam me se estiver enganado) no qual é possível respirar, ou seja, não era preciso criar uma atmosfera para isso, como no caso do Prometeus. Partindo do pressuposto que Dr. Shaw foi ao mundo dos Humanoides ao final de Prometeus, é possível que o alien tenha se propagado por lá. De fato, o que se encontra nesse mundo (de alien 1) são muitos ovos, e não (chamarei de) urnas contendo aquela coisa preta (mas talvez eles simplesmente não tenham encontrado). Isso me leva a pensar que já existe um alien (chegou) lá, uma rainha para ser mais claro. Ou seja, é possível que o mundo que eles encontram seja o mundo dos humanoides já a muito tempo devastado.

    2 – É possível que o alien tenha sido criado com o objetivo de ser uma arma biológica pura e simplesmente e, nós humanos, simplesmente como receptáculos para ele. Os humanoides não usariam eles mesmos como receptáculos para o alien, embora eles deem a impressão que isso seja possível, pois há emblemas nas paredes da nave demonstrando o formato do alien. Nesse sentido eles já sabem como é a sua forma e o que precisam para que ela seja feita (usaram eles mesmos para testar). Uma das coisas que podem justificar isso é a fala do David com o Dr. Como o próprio David fala, não seria decepcionante se os seus criadores falassem que criaram vc só pq podiam? e não por um proposito maior? ter um proposito maior parece algo básico da condição humana de se achar o centro do universo, não concordam?”

    3 – O que parece ser necessário para a criação do facehugger é o aparato feminino de reprodução. Quando um homem é infectado, ele não gera nada dentro dele. Nem mesmo quando aquela cobra branca entrou na boca daquele outro cara, parece que nada resultou disso. Ou seja, parece necessário que um homem seja infectado e passe isso para uma mulher (humanoide ou não) ou que a mulher seja infetada em primeiro lugar.

    4 – Uma vez que o facehugger é criado dentro do aparato feminino (gerando aquela lula gigante), ai sim é possível infectar qualquer ser (homem ou humanoide, macho ou fêmea). E o que sair deles poderá ser tanto o alien zangão quanto o alien rainha, que por sua vez colocará ovos, e assim por diante.

    Bem, mas novamente…. são só algumas considerações,

  100. Pensem bem,

    Se os engenheiros já haviam tido contato com os seres humanos no passado então toda historia se encaixa também com Alien Vs Predador.

    Veja, esse filme Alien Vs predador se passa em um passado remoto, parece que entre 5000 AC a 1500 DC, se isso for levado em consideração lembrando que PROMETHEUS se passou em 2092 DC se não me engano, os seres humanos já conhecem os engenheiros, os alien e inclusive os predadores rs.

    Agora a historia começa a ficar mais interessante ainda. Então a ordem cronolica ficaria assim ( Alien Vs Predador, Prometheus, Alien 1;2;3;4).

    Então galera tem muuuita historia pra contar ainda, poderia virar um seriado até kk.

    Outra coisa, também tem muito de ocultismo nessa franquia também, leiam sobre e expandiram a forma de analisar.

    Abraços.

  101. Olha gente, a maioria das pessoa que assistiram prometheus, não assistiram Alien- o 8º passageiro. A uma semelhança muito forte nos dois filmes. A navem alienígena com o mesmo tipo de nucleo e centro de comando, o ovos dos bicinhos bonitinhos, a psicologia dos tripulantes humanos e até mesmo o robô a bordo da navem humana. Quem não assistiu, assista. Eu acho que foi um roteiro moderno de alien. Só isso.

    • Bom… na verdade, Prometheus é o Prólogo de “Alien: O Oitavo Passageiro”. Logo, se passa antes. Por isso você notou essas semelhanças… Assim como em toda franquia de Alien possui um “andróide”, em Prometheus não é diferente. A questão é que em Prometheus, Ridley Scott explorou os Space Jockeys de uma forma mais intensa. Aliás, no Alien eles sequer são ‘comentados’ de forma digna.
      O Alien em si, usa da Ficção Ciêntífica de uma forma a ambientar as passagens do filme. Já em Prometheus, temos questões existenciais sendo abordadas nesse ambiente. Onde a principal é Criador/Criatura.

  102. Filme: Prometeu. Realmente é um filme intrigante, nos faz pensar na origem do Alien (de o 8.o passageiro), o filme tenta explicar a origem do ser, mas nos coloca outras dúvidas sobre quem eram os Bio-Engenheiros e o que pretendiam, ou seja, o filme faz uma pré introdução ao “Alien: o oitavo passageiro” mas deixa muitas dúvidas no ar.
    ASSIM RESUMI O FILME:
    O filme começa com os Bio-engenheiros que vão de planeta
    a planeta adaptando seu DNA para colonizar o planeta,
    inclusive a Terra. O líquido preto é um tipo de mecanismo que faz esse papel de adaptação evolutiva. O Bio-engenheiro é deixado no planeta e dá sua vida tomando o líquido preto enquanto que a nave laboratório vai embora.
    Mas nesse planeta que ocorre o filme, a mutação dá errado
    e os bio-engenheiros são perseguidos e mortos ficando
    apenas um na capsula de suspensão. Então milhares de anos depois, os humanos aparecem e topam com esse líquido, acordam o Bio-engenheiro que mata todo mundo para não deixar testemunha ou que esse líquido caísse em mãos humanas.
    Em meio tudo isso o líquido, as minhocas do planeta, a adaptação do planeta, o DNA humano e mais DNA bio-engenheiros misturando tudo, originou o Alien. Mas só teremos maiores explicações no 2.o filme.

  103. olá… eu sei que tudo isso é uma discusão e tal… mas pelo amor de Deus gente… aquele alien que sai do Engenheiro e a Alien Rainha… basta reparar no modo como ele abre a boca é igual ao da Rainha de qualquer filme Alien!!! Ou seja… a Doutora lá criou a primeira Rainha!!!

  104. Muito legal seu post! Além do filme, o que mais gostamos em Prometheus foi a estratégia de lançamento do filme, com o site, a empresa etc. Para nós, foi aí que a produção capturou o público.
    Aproveitando a oportunidade, queremos agradecer a sua visita e avisar que estamos de casa nova. Se você cadastrar-se no nosso novo site, vai receber de presente um PDF do nosso curso pocket de mídias sociais. Beijo das Meninas.

  105. Jordan Sousa Says:

    Falando sobre o LP…
    Ele é o ponto chave do filme. Talvez de toda a franquia. Mas todos imaginam que o LP é um liquido feito pelos Engenheiros e que depois de sofrer várias mutações, vira o Alien. Maaaas, pensando nas imagens dos Xenomorfos na tal tumba, ninguém considerou que o LP possa ser uma substância feita a partir do dna xenomorfo.

    Agora, vamos analisar o Xenomorph em sí. Uma criatura com altas capacidades mutantes. Ele se adapta a partir do organismo que se incuba. Pensando nisso, se lembrarmos do LP, existe uma grande coincidência. Nao imagino o LP como uma arma bélica feita jsutamente para a morte. O LP parece ser um liquido mutante, e com diferentes aplicações, diferentes são os resultados. O DNA dos Engenheiros é diferente do nosso. O DNA bate como um progenitor, mas em nenhum momento se diz que ele é 100% idêntico ao nosso, apenas compatível. Com um DNA diferente, nao é errado presumir que o efeito do LP no nosso organismo seja diferente do efeito no organismo de um Engenheiro. Igualmente letal, mas em um organismo mais primitivo como o nosso, acaba gerando aquela zumbificação (Fifield).

    Da mesma forma, não é estranho quando David incuba o LP no Holloway, em uma quantidade minúscula, e ennquanto seu corpo sofre a mutação ele acaba incubando a Dra. Shaw e ela “da a luz” ao facehugger. É biologicamente provavel que um filho tenha fortes traços de seus avós ou até mesmo bisavós, principalmente se tratando de um Xenomorph.

    Outro ponto interessante: Titio Ridley disse para desconsiderar AVP e Até os Predadores. Mas alguém notou a semelhança dos aliens nas duas culturas? Presente em todas, porém em uma é usada como instrumento de entretenimento em guerras e iniciações tribais, e em outra como um objeto de diversos usos científicos. Ambas culturas praticamente endeusando os Xenomorfs… Imagino que os Xenomorphs são uma raça ja existente no universo desde eras atrás, e cada civilização fez um uso diferente dela. Xenomorphs nunca são inteligentes. São como gafanhotos, que só comem e se reproduzem, como uma praga..

    Ainda, acredito que as najas na tumba não estavam ali antes. a simples presença dos humanos naquela tumba pode ter contaminado o liquido, e somando isso ao rapido aquecimento do ambiente, se gerou uma mutação. O liquido em grandes quantidades e somado as bacterias presentes no corpo humano, criou as cobrinhas simpáticas.

    Sobre os engenheiros estarem fugindo de algo, podem ser inumeras coisas. Mas descarto serem aliens. Eles talvez sobrevivam muito tempo sem comida e tal,(coisa que fica provada em AVP que a rainha vive milênios na pirâmide), mas haveriam resquícios desses aliens. Ainda e provavel que seja um alien, isso se levarmos em consideração a teoria de que o LP é feito a partir do Xenomorph, e esse xenomorph tenha fugido. Maaas, ao perceber presença humana, esse xenomorph teria corrido atrás da nave Prometheus e comido todo mundo lá.

    Finalizo a teoria falando sobre o Space Jockey encontrado na nave em O Oitavo Passageiro. Anos que nao vejo esse filme, entao nao lembro de muita coisa. Se o planeta e a nave forem os mesmos, nada descarta a possibilidade de outros engenheiros terem ido ao encontro da nave que levantou voo mas foi destruida, e com a presença daquele Xenomorph todos os presentes no resgate serem infectados. Isso explicaria o Space Jockey naquela cabine de comando com um buraco no peito( o primeiro nao tinha um buraco e sim um rasgo do pescoço até o umbigo), e os outros Engenheiros seriam o alimento pra criação de tantos ovos presentes em Oitavo Passageiro. Se nao for a mesma nave ou mesmo planeta, também nada descarta a possibilidade de um resgate ter havido naquele planeta, e esse resgate acabar sendo um “Cavalo de tróia” como foi o Predalien em AVP, que gerou os milhares de ovos e o space jockey com o buraco no peito.

    Enfim, são tantas idéias e tantas teorias que me perdi no mínimo umas 3x escrevendo esse texto. Mas enfatizo que haverá Prometheus 2 – Paradise. Titulo bem interessante, não? E com previsão de estreia pro meio de 2014 até o meio de 2015.

  106. Como vocês também viram , que ele mesmo falou la para a ‘criação precisa da destruição’ e eles sim tavam correndo de algo e como david havia dito havia mais naves no final… que so entederemos tudo e os detalhes no prometheus 2

  107. Eu tenho uma teoria totalmente diferente .
    Para mim existe dois tipos de engenheiros : Aqueles que querem difundir a vida pelo universo e aqueles que querem exingui-la.
    Na primeira cena do filme , temos um engenheiro que pretende difundir a vida pelo universo , tomando o liquido preto , que é a base da vida e a força da sobrevivência da vida desde que ela se inicie da combinação da água com o DNA inicial.
    A seguir o filme mostra que depois da vida ao atingir o estágio inteligente recebe a visita de engenheiros que querem difundir a vida e mostram para os humanos a localização dos engenheiros do lado contrario que procuram estocar o liquido preto para destruir-lo.
    A característica do liquido preto é que sendo um liquido evolucionário , jamais deve ser administrado a um organismo já evoluído sob pena de gerar um organismo extremamente agressivo e quase indestrutível . Foi o que aconteceu na cena dos hologramas em que os engenheiros fogem de uma combinação genética acidental do líquido preto com um dos engenheiros que é contra a disseminação da vida no universo .
    A nave dos engenheiros , só não partiu porque o piloto da nave se atrasa e é decepado ao fechar das portas e , estando os demais já em estado de hibernação não puderam fugir com a nave. Isso ficou assim por milhares de anos até que o androide da nave Prometheus o liberta da câmara de hibernação.
    Ao entender que o plano de aniquilação da vida tinha falhado pois a terra já tinha seres pensantes , pretende partir em direção à terra para aniquilar toda a vida lá existente .
    Esse intento é novamente frustrado pois a nave Prometheus se transforma em uma nave Kamikaze , imolando-se para salvar a vida na terra.
    A partir daí podemos especular que a cientista parte em busca de vingança e aniquilação daqueles que causaram a morte do seu amado . Mal sabe ela que o inimigo que ela procura está bem ao lado dela.
    P.S. – Em Allien o oitavo passageiro , a nave da terra encontra uma colônia de alliens , fruto da combinação genética de um engenheiro com o líquido preto ( Aquele do qual eles fugiam no holograma )

  108. eu acredito que esse filme prometheus na tem nada a ve com o filme alien o oitavo passageiro pq a origem dos aliens foi explicada no filme alien vs predador 1 onde mostra claramente que os predadores criaram os aliens para ter a caça perfeita o que significa que o ser encontrado no filme alien o oitavo passageiro era um predador

  109. A arma biologica era o liquido preto ou a criaçao do alien atravez dele? os engenheiros tinham a intençao de criar o alien com o liquido preto ou foi só um acidente? como que eles iriam acabar com a terra atravez do liquido preto? iam fazer os humanos ingerirem ou iriam criar aliens pra infestar a terra?

    • O ponto é que o liquido preto tem duas aplicações: Primeiro, se ingerido em grandes quantidades, provoca destruição instantânea da cadeira de DNA do individuo. Isso que acontece com o humanoide na primeira cena. A segunda aplicação consiste no indivíduo ingerir uma quantidade minima do liquido, ter seu DNA alterado e permitir que num espaço de horas gere em uma parceira feminina um facehugger. Das duas formas o liquido pode ser tratado como uma arma biologica, e é provavel que existam mais aplicações pra ele.

  110. Oque me deixa mais triste é que estão fazendo o publico de otário, pense bem, tudo isso, toda essa baboseira pra dar no Alien o oitavo passageiro. É só mais um blockbuster ridículo pra ganhar dinheiro, presta atenção gente. O nome do filme deveria se chamar “Alien a Origem”

    • cara… mas na minha opinião, o foda do filme foi justamente esse tom de explicação para o Alien… tipo, foi uma boa jogada na minha opinião e ambos os filmes são sensacionais

  111. há uma única coisa que eu acho que não faz sentido nos filmes… como é que no avp 1 e 2 já haviam aliens se o primeiro a nascer foi neste filme ” prometheus “… é que o avp 1 e 2 passam-se a volta dos anos entre 2000 e 2010 ( não tenho acertesa do ano) , e este é so em 2090.

    E se pensar-mos um pouco nisso no avp 1 eles descobrem que os predators já na época em que os egípcios e maias, eles ja combatiam os aliens. dai eu achar que nao faz sentido este ser o primeiro alien , e sim apenas uma nova raça de alien pq este até que era bem diferente dos outros

  112. Mais no alien vs prddador o predador trazia o embriao alien na epoca dos egipicios e cacavam os aliens e esse filme se passa muito depois do alien vs predador

    • Lucas Nascimento Says:

      Mais uma vez: Alien Vs Predador não conta na mitologia de Prometheus ou Alien.

      • mas lucas , os aliens , os perdadores e os “engenheiros” fazem todos parte do msm universo , de filmes . com as historias bastante interligadas , eu aceito que no avp nao falem mesmo , na mithologia do prometheus e do alien . mas dá para perceber que muito tempo antes de isto acontecer já existiam os aliens , dai eu pensar que este alien do final do filme , nao era o primeiro mas uma nova raça secalhar mais poderosa que a antiga.
        Dai em concordo com a teoria do SimSouEuMSm

    • Simsoueumsm Says:

      precisamente , aqui ah alguns que dizem que este filme é a origem do alien , mas como tu disses te ele passa-se muito depois a alien vs perdador , entao nao pode ser o primeiro.

      • Jordan Basiliskh Says:

        Corrijam-me se eu estiver enganado, mas…
        Não temos referências dos Xenomorphs desde os primeiros filmes de Predador? Nas salas de troféus(coleções, idk) não tem esqueletos de Aliens?
        E se considerarmos que Predador se passam antes do ano 2000…

        E ainda, a respeito da Cronologia, no final do primeiro AvP temos o Bishop Weyland, que depois no fim do AvP 2 mostra a Sra Yutani com um Plasma Canno de Predator adaptado para uma pistola e, com claras intenções de colonização de outros mundos. A mesma empresa Weyland-Yutani é a que aparece em todos os Alien.

        Então, o quê exaatamente de AvP não entra na mitologia/cronologia de Alien e Prometheus?

  113. Gente me responde uma coisa como o alien foram criados no futuro se no filme alien vs predador que se passa na atualidade eles ja existem ou entao significa que os aliens ja existiam a muito tempo . Ou nao tem relaçao ? E outra pergunta e o predador nessa historia foi criado por quem?

    • Jordan Basiliskh Says:

      Então, Joe…
      O Próprio diretor disse que se deve desconsiderar a série AvP quando se referir aos filmes de Aliens e/ou Predator. Porém de qualquer forma se conhece que o Xenomorph é como se fosse uma praga espacial, apenas focada em destruição e destruição, bem parecidos com Gafanhotos.
      Já os Yautija(predators) são uma raça civilizada e bem evoluída. Porém não sei te dizer se existe nas séries – até nas HQ’s – alguma referência à criação dos Yautija.

  114. NOVAMENTE VENHO ATENTAR PARA ALGO QUE NINGUÉM PERCEBEU. Por acaso alguém se atentou para dois detalhes estranhos nesse filme? Em uma das cenas que os cientistas estão na câmara que contém aquelas ”urnas” procurando pelos dois cientistas que ficaram pra trás(os dois já estão mortos por sinal) logo após eles falarem: ”os ovos nao estavam assim quando estivemos aqui” aparece o piloto da nave e do lado direito da tela aparece a mira do predador passando na altura do peito do piloto (exatamente a 1h: 06 min e 51seg de filme (na minha versão). Fora isso na mesma parte (quando eles estão na câmara) aparece o som do ”rugido” do predador.. (só vai reconhecer quem assistiu AVP e predador. Eles fazem um barulho específico ) Prestem muita atenção pois é dificil de ouvir e de ver a mira porque a cena é muito rápida… Aí fica a pergunta… Será que os predadores estavam lá vigiando aquilo tudo?

  115. NOVAMENTE VENHO ATENTAR PARA ALGO QUE NINGUÉM PERCEBEU. Por acaso alguém se atentou para dois detalhes estranhos nesse filme? Em uma das cenas que os cientistas estão na câmara que contém aquelas ”urnas” procurando pelos dois cientistas que ficaram pra trás(os dois já estão mortos por sinal) logo após eles falarem: ”os ovos nao estavam assim quando estivemos aqui” aparece o piloto da nave e do lado direito da tela aparece a mira do predador (aquele laser vermelho em forma de triângulo formado por 3 pontos vermelhos) passando na altura do peito do piloto (exatamente a 1h: 06 min e 51seg de filme (na minha versão). Fora isso na mesma parte (quando eles estão na câmara) aparece o som do ”rugido” do predador.. (só vai reconhecer quem assistiu AVP e predador. Eles fazem um barulho específico ) Prestem muita atenção pois é dificil de ouvir e de ver a mira porque a cena é muito rápida… Aí fica a pergunta… Será que os predadores estavam lá vigiando aquilo tudo?

  116. Rarison Nascimento Says:

    Gostei da análise, e gostaria de tirar também uma dúvida sobre os engenheiros. Se foram eles que criaram a raça humana, como pode no filme “alien vs predador”, terem sido os predadores os responsáveis pelo contato da raça humana com os aliens na época em que se passou esse primeiro contato no filme?

    • Bom, pela lógica e ordem cronológica pode haver uma explicação. Os Engenheiros supostamente criaram a raça humana ou os organismos que deram origem a raça humana há milhares de anos atrás (isto não fica muito claro no filme prometheus mas é o que o filme leva a concluir). O filme Alien Vs Predador se passa nos dias atuais (acredito que a data era a mesma data de quando o filme foi lançado, ou seja, meados de 2001 a 2003. ). O filme prometheus se passa no ano de 2089 a 2093 (quando os cientistas chegam naquele planeta), ou seja, no futuro. Ao que tudo indica os engenheiros já conheciam a espécie alien há muito tempo,tanto que havia uma imagem que parecia ser da rainha alien na câmara onde as urnas estavam. O filme alien (o primeiro) se passa no ano de 2122. Os eventos de prometheus antecedem o primeiro filme alien. Pela lógica os humanos já sabiam da existência dessas formas de vida alienígena (mas não sabiam o que eram) em 2001 (época do filme alien vs predador), tanto que a expedição foi justamente pra ver o que tinha lá naquela pirâmide embaixo do gelo. O exército provavelmente guardou segredo sobre o acontecido, como mostra no filme AVP 2 Requiem.No filme prometheus os pesquisadores vão atrás dos engenheiros baseados em pinturas da antiguidade nas paredes. Lá eles descobrem o que os engenheiros eram, porém não sabem o que os matou. Já em alien o oitavo passageiro a nave intercepta um sinal e vai para o planeta onde encontra uma nave dos engenheiros e os facehuggers. Resumindo, os aliens sempre existiram desde a época do filme alien vs predador (meados de 2001 -2003) e os predadores são outra raça alienígena assim como os aliens. Não se sabe ainda como os aliens (a primeira rainha que bota os ovos de facehuggers) foi criada , se pelos predadores ou engenheiros ou se ela foi apenas descoberta por algum deles. Os aliens nascem de humanos depois de serem inseminados pelos facehuggers, e os predadores usavam humanos desde muito tempo para criarem aliens através de humanos.Isso mostra que os humanos já conheciam os predadores e até os adoravam como Deuses na antiguidade. Os engenheiros, (baseado nas pinturas nas cavernas) também eram velhos conhecidos dos humanos desde a antiguidade. Tendo em vista tudo isso e ao cruzarmos as informações e fatos pode-se dizer que ainda não há como sabermos como o primeiro alien foi criado ou se ele apenas foi achado. Não há como afirmar com certeza que os engenheiros criaram os humanos também. Acredito que vamos ter que aguardar a continuação do filme prometheus onde provavelmente isso poderá ser esclarecido.

      • Lucas Nascimento Says:

        Galera, é muito simples:

        ALIEN VS PREDADOR NÃO EXISTE NO CÂNONE DE PROMETHEUS/ALIEN!!!!

      • Anderson Crispim Says:

        Na verdade fica bem clara quando ele bebe o liquido seu corpo se disfar e cria o dna humano. tanto que a historiadora quer saber para que fim nos criaram e pq querem nos destruir .

  117. Lucas Nascimento

    Entendo a sua colocação mas agora então me explique o seguinte:
    Em uma das cenas que os cientistas estão na câmara que contém aquelas ”urnas” procurando pelos dois cientistas que ficaram pra trás(os dois já estão mortos por sinal) logo após eles falarem: ”os ovos nao estavam assim quando estivemos aqui” aparece o piloto da nave e do lado direito da tela aparece a mira do predador (aquela laser de 3 pontos vermelho) passando na altura do peito do piloto (exatamente a 1h: 06 min e 51seg de filme (na minha versão). Não é muito fácil de ver mas se vc prestar atenção verá. Como essa mira do predador está no filme se vc diz que o predador não existe nessa franquia ?

    • Lucas Nascimento Says:

      Cara, não reparei nisso… Mas pode ser um mero easter egg do estúdio. Eles podem até estudar juntar PROMETHEUS com um vindouro reboot do PREDADOR, talvez. Mas a FOX já afirmou várias vezes que Alien Vs Predador (o filme de 2004) NÃO existe nesse universo.

  118. Anderson Crispim Says:

    pocha esse filme para mim foi o melhor file alienigena , mas para esclarecer algumas duvidas , leia o rusuma da das tabuas de argila sumeria que fala sobre os anunnakis . é desse livre que se trata o filme . agora algumas perguntas que foi feita é só prestar a atenção nofilme, não vou lembrar de todas as perguntas mas as que eu lembrar vou dar minha opinião. Os alienigenas criaramos seres humanos com o dna deles mas para sobreviver na terra, mas em algum momento bnse arrependeu , assim como na biblia que deus se arrepende de fazer o homen o destroi como na arca de noé . só que na manipulação daqueles vasos algo da errado e aquelas criaturas matam eles, eceto uma que ainda não tinha saida da camara., leiam as historia de enki e enlil que muita coisa vai se esclarecer no filme, ah , e aquela criatura que mata o ultima alien que parerce uma lula é o filha da pesquisadora com o engenheiro , quando o engenheiro contaminada com a amostra ela engravida e aborta , lembram???

  119. acho-que-a-raca-humana-foi-criada-pelos-engenheiros-pra-criar-uma-nova-raca,-pra-lutar-em-uma-guerra-contra-uma-especie-rival-dos-engenheiros-que-sao-os-predadores

  120. César Augusto Simões Says:

    Não precisa desconsiderar Alien vs Predador. Tudo faz muito sentido, Ridley Scottfalar isso pode ser apenas para guardar surpresas ou incompetência mesmo, pois uma cena feita de forma clara pode esclarecer tudo. Vai um resumo meu aí.

    Engenheiro vêm na terra e a partir do seu DNA criam a vida na terra -> De alguma forma os engenheiros fizeram ele por acidente -> Talvez Predadores e Engenheiro tenham contato entre si e fornecem Aliens para a caçada na piramide ou outra coisa -> Charles Bishop Weyland descobre a pirâmide -> Depois dos acontecimentos, Yutani fica com a arma do predador, alavancando a tecnologia dessa empresa -> Acontecem os eventos de Prometheus -> Alien 1, 2, 3,4.

    Claro que tem muitas duvidas no ar, mas acredito fazem parte sim do mesmo universo, basta uma cena de forma clara tirando todas as dúvidas e tá tudo certo. Eles podem falar pra ignorar aqui, mas depois junta de novo, nada é impossível.

  121. outra coisa que eu achei também muito parecido nos dois filmes, no filme :alien o oitavo passageiro, e no jogo: alien isolation, você pode ver a mesma cena onde a nostromo capta um sinal vinda de um planetóide e eles vão ver do que se trata o sinal e acham uma nave que por sinal é muito parecida com a do engenheiro do filme prometheus…

  122. Meu palpite :
    Os spacejockeys-engenheiros estavam ali naquela estação de pesquisa extraindo o liquido preto da rainha-alien que estava presa na parede.
    Eles destilavam essa “geléia real” da rainha-alien pra fazer experimentos em todos os planetas que pudessem. (parece ser alguma religião estranha deles, consagrando o planeta em questão com sacrificio de juntar o seu dna e o liquido hiper-versátil da rainha-alien)
    O “experimento religioso” tem diferentes resultados em diferentes planetas, por causa dos componentes químicos presentes em cada planeta e atmosfera. O resultado, como sabemos, varia radicalmente quando combinado a diferentes DNAs em diferentes circunstâncias.

    Na terra (descongelando ao fim da era glacial), o resultado de Liquido preto concentrado + engenheiro +agua = evolução dos humanos da caverna para a era industrial (“elo perdido”).
    Lá no planeta gelado, o resultado de minhoca nativa + líquido preto destilado = naja-minhoca-alien capaz de agarrar a cara dos engenheiros e implantar o embrião.

    Num acidente, uma minhoca-naja-alien ou outro ser-alien de resultado desconhecido agarrou a cara de um engenheiro, implantou um embrião, e saiu um alien-humanóide, e aí babou pra eles muito rápido. Nem deu pra chamar reforços. Foi um ser diferente do que aparece no final do prometheus. (pois o cabeça-de-picareta é resultado do engenheiro com o “polvo-feto” gerado por fecundação infectada + útero humano)

    O engenheiro que acorda da stase, não sabe se os humanos estão infectados, mas sabe que eles irão denunciar sua existência para o planeta terra, ou aprisioná-lo para estuda-lo, e por isso tenta logo matar a todos. Diante da estupidez humana (tá na cara que aquele povinho já chegou fazendo merda) o Engenheiro tenta virar a situação a seu favor. Ele precisa sair rápido daquele planeta, e logo vê que o líquido preto já está fora de controle novamente. Aí ele tem a idéia de tomar a terra de vez para “formatar” ou escravizar. Ele não esperava que já tivesse um polvo-feto-alien na nave. (pra mim são os piores erros do roteiro – o troço cresceu demais sem qualquer nutriente, podia permanecer pequeno como um feto prematuro! e a moça sai correndo de boas após uma cirurgia bizarra.)

    O alien cabeça-de-picareta vai certamente fazer casulo igual uma borboleta, assim como os xenomorphos do alien3 que viram rainha se for preciso. Isso é que faz do alien um organismo perfeito. Ele se vira pra sobreviver em qualquer situação! E assim surge outra rainha para botar ovos e esperar um outro organismo para parasitar. No caso, um humano, gerando outro alien-cabeça de banana.

    (sobre a validade do AVP)…Enquanto isso tudo acontece, os Predadores estão contando suas histórias na beira da fogueira. Os Predadores são caçadores de troféus e recompensas. Fazem isso por esporte, em todas as galáxias onde vão. Caçam inclusive humanos, engenheiros, panteras, perdizes, javalis, elefantes, jedis, ewoks, ETs, e até minhocas-naja-alien, se tiverem chance.

    Não resisti a postar minha teoria aqui! Foi mal pelo tratado! Atualmente estou jogando o Alien:Isolation pra xbox360. A-pa-vo-ra-da !!! hehehe 😀

  123. Conceitualmente, fica claro que o predador é macho, tem comportamento tribal, caçadores cheios de aparatos, armaduras, melhoramentos, exibem troféus e marcas individuais, partem pro enfrentamento, agem em pequenos grupos, caçam por esporte …. enquanto xenomorphos são femeas, ou hemafroditas quando necessário. São meio insetos também… fazendo casulos, nichos , colmeias, botando ovos, tendo rainhas, zangões e operários como abelhas ou formigas…. elas selecionam alimentos, estocam e conservam provisões, se movem de maneira orgânica, se escondem, usam efeito surpresa, são resistentes por natureza(sem armadura ou armas artificiais), possuem ciclos, gestações, defesa de ninho/prole….

    será que vai ter mais filmes de alien?
    não deixe o alien morreeer , não deixe o alien acabaaar 😀

  124. Pessoal alguem viu o trailer do alien covenant, em 1:01 tem uma nave idêntica a nave do filme prometheus, no caso a nave alienígena, quem tiver com duvidas, de uma olhada aqui https://youtu.be/svnAD0TApb8?t=62

    • Lucas Nascimento Says:

      É a mesma nave, sim!

      Aliás, confirmaram que o Michael Fassbender faz dois andróides no filme. Walter (o robô da Covenant) e o nosso querido psicopata David, que até apareceu no 1o trailer.

      Queria saber se esse planeta onde a Covenant aterrissa é o mesmo dos Engenheiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: