Análise Blu-ray | PROMETHEUS – EDIÇÃO DE COLECIONADOR

O Filme

O aguardadíssimo (meio que) prelúdio de Alien – O Oitavo Passageiro trouxe respostas e adicionou mais mistérios ao universo iniciado por Ridley Scott em 1979. Visualmente estonteante, Prometheus é uma ficção científica que carrega muita ambição em sua busca pela origem da vida humana, e Scott conduz a trama de forma instingante e brilhantemente nojenta; sempre apoiado pelo eficiente elenco. Mesmo que traga diversos furos no roteiro, é um ótimo filme. Crítica

Comentário em Áudio do diretor Ridley Scott

Ridley Scott comenta o filme em tempo real e compartilha suas opiniões e intenções com determinadas cenas, assim como curiosidades sobre a realização destas e o uso do 3D. É interessante ver o leque de referências do diretor (Pink Floyd!), e como pequenos detalhes vistos em diálogos ou cenários podem (ou não) estar conectados à Alien – O Oitavo Passageiro. Muito bom, mas Scott diversas vezes (especialmente no início) descreve demais o que acontece na tela, como se quem estivesse ouvindo o comentário não tivesse assistido ao longa. Outro demérito: ausência de legendas em português.

DISCO 1

Comentário em Áudio com os roteiristas Jon Spaiths e Damon Lindelof

Em duas faixas separadas que vão se misturando ao longo do filme, fica evidente a divergência entre o novato Jon Spaiths e o tarado por mistérios Damon Lindelof. Spaiths escreveu os primeiros rascunhos de Prometheus e Lindelof entrou para revisar o texto (devido ao medo do estúdio em confiar uma grande produção a um nome desconhecido), adicionando mudanças pertinentes. Prefiro os comentários de Lindelof, que mostra-se mais claro e à vontade – além de eu concordar cem-por-cento em sua decisão de não responder todas as questões que o filme deixa em aberto.

Cenas Excluídas e Alternativas

Trazendo 13 cenas inéditas/alternativas, o material aqui chega em quase 40 minutos de duração. A maioria das cenas aqui justifica o corte (como “a ressaca de Holloway), mas há sequências excelentes como a já famosa abertura alternativa com os Engenheiros e uma arrepiante luta entre a baixinha Noomi Rapace o gigantesco Ian Whyte. Há espaço também para desenvolver melhor alguns personagens (o capitão Janek tem um belo monólogo que surge como alegoria da trama toda), mas nada que faria muita falta ao longa.

Dossiê Peter Weyland

Aqui, temos uma reunião de todos os vídeos da campanha de marketing do filme. A palestra de Peter Weyland na TED 2023, o comercial comemorativo de David, o pedido de financiamento de Elizabeth Shaw e um perfil dos tripulantes da Prometheus. Todos podem ser visto na internet, e não são puro capricho: mostram-se um complemento sólido à experiência. Aviso: leiam os textos desse extra, há uma informação importante que diz respeito a O Oitavo Passageiro

DISCO BÔNUS

Deuses Furiosos: Criando Prometheus

Com quase 4 horas de duração, “Deuses Furiosos” é o making of definitivo de Prometheus. Partindo desde os conceitos iniciais da pré-produção e culminando em reflexões sobre o resultado final, o documentário é dividido em 9 partes (mais uma série de mini-featurettes), onde cada uma se concentra em um aspecto diferente da produção. Todas as entrevistas e cenas de bastidores são ótimas e evidenciam o duro trabalho do elenco e dos realizadores, especialmente no visual das novas criaturas (a desconstrução do Alien xenomorfo e a incrível maquiagem dos Engenheiros são os destaques). Fiquei surpreso ao observar a quantidade de cenas que tiveram efeitos práticos, onde a computação gráfica surge apenas como um acessório. Muito interessante.

Arquivos da Weyland Corp

Como todo bom blu-ray de colecionador, há uma imensa coleção de galerias aqui. Divididas em áreas de Pré-Produção, Produção e Pós-Produção, temos aqui ilustrações dos objetos, criaturas e cenários do filme e um espaço reservado à trailers, comerciais de TV e cartazes de divulgação. Great.

Nota Geral:

A edição de colecionador de Prometheus não oferece as “respostas” que a campanha da Fox tanto prometeu, mas ainda assim traz um excelente material que mergulha fundo nos bastidores da produção. O que me agradou muito foi a semelhança entre a estrutura dos menus e divisão dos extras com as da indispensável Antologia Alien. Recomendado.

Preço: R$ 119,90

Imagens: Blu-ray.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: