A Aurora do OSCAR 2015

oscar-statue-1024x576

Aqui estamos nós novamente. A corrida pelo Oscar vai tomando forma mais rápida agora com o Festival de Toronto, um dos grandes termômetros para o prêmio da Academia. Vamos aproveitar a ocasião e fazer a tradicional postagem que traz alguns possíveis candidatos ao Oscar do ano que vem. Confira

Birdman

birdman_04

Aplaudido de pé no Festival de Veneza, Birdman promete uma divertida e surtada experiência metalinguística, além de catapultar Michael Keaton de volta aos holofotes. Espere indicações para o filme nas categorias principais.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Michael Keaton), Roteiro Original, Fotografia, Montagem e Trilha Sonora

Boyhood –  Da Infância à Juventude

boyhood_01

Filmado ao longo de 12 anos para registrar o crescimento de uma criança, Boyhood é desde já um dos projetos mais ousados dos últimos tempos. Richard Linklater sempre foi criativo e a Academia já o compensou ao indicá-lo pelos roteiros de sua trilogia Antes, mas este pode ser seu ano de prestígio. O filme recebeu uma ovação praticamente unânime.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Ellar Coltrane), Roteiro Original e Montagem

Corações de Ferro

fury

O drama de Segunda Guerra centrado em um pelotão dentro de um tanque ainda está verde em sua campanha, mas pode vir a surpreender. Corações de Ferro traz ainda um elenco forte liderado por Brad Pitt, e um trabalho requintado na área técnica.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Roteiro Original, Fotografia, Design de Producão, Montagem, Edição de Som e Mixagem de Som.

The Disappearance of Eleanor Rigby

the-disappearance-of-eleanor-rigby-jessica-chastain-james-mcavoy1

Junto com Boyhood, The Disappearance of Eleanor Rigby está na categoria de produções ambiciosas, mas aqui consiste na produção de três filmes que contam a mesma história por pontos de vista diferentes. Traz ainda dois dos mais carismáticos atores da atualidade: James McAvoy e Jessica Chastain.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (James McAvoy), Atriz (Jessica Chastain), Roteiro Original, Fotografia e Montagem.

Foxcatcher

foxcatcher_02

Pra mim, surge disparado como O favorito no momento. Bennett Miller é um talentoso diretor de dramas, já tendo participado da corrida com Capote e O Homem que Mudou o Jogo, mas com Foxcatcher o cara promete fazer barulho mais alto. Traz elogiadas performances de Steve Carrell e Channing Tatum na história real de uma tragédia no esporte da luta greco romana.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Steve Carrell), Ator Coadjuvante (Channing Tatum), Roteiro Original, Montagem, Edição de Som e Mixagem de Som

Garota Exemplar

gonegirl_03

Depois de 3 anos, David Fincher lança seu novo filme, e a mera menção de seu nome já desperta especulação de prêmios. É mais um suspense, gênero que o diretor comanda como ninguém, e promete uma trama esperta e um elenco que pode surpreender. Eu acredito em Ben Affleck!

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Ben Affleck), Atriz Coadjuvante (Rosamund Pike), Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora, Edição de Som e Mixagem de Som

O Grande Hotel Budapeste

budapes

Sem dúvida o filme mais divertido do ano, O Grande Hotel Budapeste provavelmente receberá menos atenção do que merece, prometendo maior presença nas categorias técnicas. No entanto, torço para uma indicação para Ralph Fiennes, na melhor atuação de sua carreira.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator (Ralph Fiennes), Roteiro Original, Design de Produção, Figurino, Maquiagem e Trilha Sonora.

The Imitation Game

imitation_04

Um dos pontos altos do Festival de Toronto, The Imitation Game pode garantir uma merecida indicação para Benedict Cumberbatch como ator, assim como para toda a produção. Traz uma história real ambientada na Segunda Guerra Mundial, mais um bônus.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator (Benedict Cumberbatch), Roteiro Adaptado, Montagem, Edição de Som e Mixagem de Som.

Interestelar

INTERSTELLAR

Talvez seja o primeiro filme de Christopher Nolan a estrear em Novembro, período-chave para as premiações. Ou seja, Interestelar quer ser um dos destaques do Oscar 2015. Vendo o currículo do diretor – esnobado pela Academia diversas vezes – é de se esperar muito da ambiciosa ficção científica, que pode também levar Matthew McConaughey de volta à festa.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Matthew McConaughey), Roteiro Original, Fotografia, Montagem, Design de Produção, Trilha Sonora, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som.

Invencível

unbr

Novo filme de Angelina Jolie na direção, traz ainda roteiro de Joel e Ethan Coen para contar a história real de um atleta que acabou preso em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. É uma grande aposta do estúdio, e mesmo que não tenhamos tido nenhuma exibição do filme, não podemos esquecê-lo. Ah, e tem Roger Deakins fazendo a direção de fotografia.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Jack O’Connell), Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem, Design de Produção, Figurino, Edição de Som e Mixagem de Som.

Maps to the Stars

maps

Os últimos trabalhos de David Cronenberg não têm sido exatamente do tipo que agrada a Academia, e tendo em vista que Maps to the Stars ataca ferozmente Hollywood, não contaria com sua presença em massa. No entanto, Julianne Moore recebeu notável ovação (e um prêmio em Cannes) por sua performance como uma atriz fracassada. Fiquem de olho.

Possíveis Indicações: Melhor Atriz (Julianne Moore) e Roteiro Original

Miss Julie

julie_06

Primeiro filme que Liv Ullmann dirige com um grande elenco de língua inglesa, Miss Julie adapta a famosa peça homônina. Enquanto não vejo inovações na história, aposto no sucesso do filme nas categorias técnicas (especialmente figurino) e também ficaria feliz em ver Jessica Chastain indicada novamente.

Possíveis Indicações: Melhor Atriz (Jessica Chastain), Fotografia, Design de Produção e Figurino.

Mr. Turner

turner

Mike Leigh comanda a cinebiografia do pintor inglês J. M. W. Turner, que é interpretado por um elogiado Timothy Spall. O ator ganhou um prêmio pela performance em Cannes, e uma indicação ao Oscar talvez seja a única grande lembrança do filme – que deve ser mais lembrado em categorias técnicas.

Possíveis Indicações: Melhor Ator (Timothy Spall), Roteiro Original, Design de Produção, Fotografia e Figurino.

Nightcrawler

nightcrawler_02

Jake Gyllenhaal ganhou bastante peso para interpretar o jornalista investigativo de Nightcrawler, o que automaticamente o coloca sob consideração para prêmios. Além da elogiada performance, o filme foi aclamado pela originalidade e seu tom obscuro.

Possíveis Indicações: Melhor Ator (Jake Gyllenhaal), Roteiro Original, Fotografia, Montagem e Edição de Som.

A Teoria de Tudo

TTOE_D04_01827.NEF

Mais uma biografia sobre o físico Stephen Hawking, dessa vez protagonizada por Eddie Redmayne e Felicity Jones, ambos tidos como prováveis indicados após a aceitação em Toronto. Pessoalmente, parece um filme belíssimo e uma história de superação é sempre irresistível para a Academia.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator (Eddie Redmayne), Atriz (Felicity Jones) e Roteiro Adaptado.

Vício Inerente

vice_01

Cara, Paul Thomas Anderson dirige uma história de investigação psicodélica nos anos 70. Quer mais? Joaquin Phoenix é o detetive perturbado que protagoniza a narrativa, que ainda traz Josh Brolin, Benicio Del Toro, Owen Wilson, Reese Whiterspoon e a novata Katherine Waterson no elenco. Imperdível.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Joaquin Phoenix), Ator Coadjuvante (Josh Brolin), Atriz Coadjuvante (Katherine Waterson, Roteiro Adaptado, Fotografia, Design de Produção, Figurino, Montagem, Maquiagem, Edição de Som, Mixagem de Som e Trilha Sonora.

Whiplash: Em Busca da Perfeição

Whiplash-5547.cr2

Um dos filmes mais aguardados por mim para este ano, Whiplash foi o grande vencedor do Festival de Sundance deste ano, colecionando mais elogios em Toronto. Não acho que o filme será um dos grandes competidores, mas a sorte deve sorrir para J.K. Simmons, na pele de um ambicioso professor de jazz.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator Coadjuvante (J.K. Simmons), Roteiro Original, Fotografia, Edição de Som e Mixagem de Som.

Mais possíveis candidatos

Uma Aventura LEGO – Melhor Canção Original (Everything is Awesome)

Êxodo: Deuses e Reis – Melhor Design de Produção, Figurino e Efeitos Visuais

Guardiões da Galáxia – Melhor Maquiagem

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos – Melhor Design de Produção, Montagem, Maquiagem, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som

Malévola – Design de Produção, Figurino e Maquiagem

Noé Melhor Design de Produção e Trilha Sonora.

Planeta dos Macacos: O Confronto – Melhores Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som

Transformers: A Era da Extinção – Melhores Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som

Posso estar certo, posso estar muito errado. Fiquem ligados, a corrida pelo Oscar está só começando…

Anúncios

2 Respostas to “A Aurora do OSCAR 2015”

  1. osmar oliveira Says:

    Eu queria muito que atriz Kristen Stewart concorrece ao Oscar 2015 .Sera que ela tem chance????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: