Diretores: Christopher Nolan

Os filmes da carreira do diretor Christopher Nolan.

Following (1998)

Com orçamento independente e técnicas de filmagens bem simplórias, o primeiro filme de Nolan é uma interessante (e paranoica) história de um escritor que segue pessoasa fim de buscar inspirações para seus trabalhos. Chama a atenção pela narrativa intrincada (marca típica do cineasta) e a fotografia em preto e branco.

Amnésia (2000)

Um dos filmes mais surpreendentes e complexos já feitos. Famoso pela “narrativa ao contrário”, Amnésia é um thriller inteligente e poderoso, um quebra-cabeças peculiar e complicado. Assistir só uma vez não é o suficiente para entender o roteiro brilhante dos irmãos Nolan. Nem mesmo se for ao contrário.

Insônia (2002)

Remake de um filme de 1997, é um thriller muito engenhoso e inteligente. As performances de Al Pacino e Robin Williams estão espetaculares e o tom atmosférico é bem sombrio, o Alaska apresenta-se como o cenário perfeito para a trama, com um desfecho sensacional.

Batman Begins (2005)

Indo atrás do material original do homem-morcego, Nolan dá um novo ar ao Batman, mudando radicalmente a estrutura e o visual de um filme de super-heróis. Ótimas atuações, roteiro esperto e uma produção extremamente caprichada. Nem precisa mencionar que a reinvenção do Morcego inspirou toda Hollywood.

O Grande Truque (2006)

A cruel e sombria disputa entre dois mágicos… A premissa já é ótima, o filme de fato aproveita-a e toma rumos muito além do imaginável, reviravoltas e alcança um final bizarro e completamente inesperado. Tem ótimas performances de Hugh Jackman e Christian Bale.

Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)

Como juntar atuações excepcionais, roteiro inteligente que te faz refletir, esquemas policiais inteligentes e cenas de ação espetaculares, pra não cair na monotomia e conseguir um filmaço? É o que o segundo filme da reinvenção do homem morcego faz. Nolan cria o melhor filme da década passada e mostra que super-heróis não são mais só dinheiro e ação; eles também querem dizer algo.

A Origem (2010)

Com uma das ideias mais originais dos últimos anos, Nolan alcança a perfeição ao tecer uma trama que apresenta ladrões do subconsciente, que usam de sonhos para roubar e implantar ideias na mente humana. Traz cenas de ação espetaculares e conceitos ambiciosos, além de um final enigmático que fez o mundo todo discutir.

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

4.5

dkrises_84

As expectativas eram altíssimas para a conclusão da trilogia do Homem-Morcego após o sucesso do filme de 2008, mas Nolan conseguiu entregar um longa que, mesmo aquém dos anteriores, agrada nos mesmos quesitos de ação e drama. Pesando ainda mais no homem por trás da máscara, O Cavaleiro das Trevas Ressurge testa ao extremo os limites físicos do super-herói e explora com ousadia as possibilidades da mitologia de seu personagem. Resta saber se é mesmo o fim.

Interestelar (2014)

5.0

interstellar_22

Abraçando uma ficção científica que aprofunda-se em complexos conceitos de buracos de minhoca e dimensões paralelas, Interestelar revelou-se o filme mais divisivo do diretor. Quem ficou do time que gostou, se impressionou com uma aventura de proporções épicas, mas que não perde o coração de sua trama intimista ou o cuidado com seus personagens. Pode até ir longe demais em suas explicações, mas é um grande filme.

Anúncios

3 Respostas to “Diretores: Christopher Nolan”

  1. […] um filme ruim e tem potencial para entrar pra História do Cinema. Vamos lá: Amnésia (2000) Um . Continuar a Ler » « Notícias Curtas (28/07/2010) – Oblivion, I’m.mortal, Resident Evil 4: Recomeço, […]

  2. […] é admirável a coragem e determinação de Christopher Nolan em continuar a história após o impecável Cavaleiro das Trevas, até porque eu achava improvável […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: